Beber água enquanto se come doces pode elevar demais os níveis de açúcar no sangue, mesmo que se comesse maior quantidade de doces, sem porém beber um golinho d’água.
É o que dizem alguns cientistas do Suriname: a água ajudaria o corpo a absorver a glicose dos alimentos. O novo estudo mostra que o consumo de água com doces aumenta significativamente os níveis de glicemia pós-prandial.
Seria propriamente a glicose a responsável pela sensação de sede. O quantidade presente nos doces pode retardar o tempo que o estômago leva para se esvaziar: não chegam líquidos aos intestinos, onde possam ser absorvidos, e então se sente sede. Mas se se bebe, a sede não vai embora: você vai sentir sede até que você termine o tempo de absorção, ou seja, até que o corpo não use toda a glicose ingerida.
Para esta nova pesquisa, os cientistas testaram os níveis de açúcar no sangue em um grupo de 35 pessoas que comiam um pão com geléia e beberam água antes, durante ou depois de comer; e o grupo dos que não beberam nada.
As pessoas que bebiam juntamente com o doce tiveram o pico mais alto nos níveis de glicose no sangue: seus níveis eram quase duas vezes mais altos que em outros grupos.
Altos níveis de açúcar no sangue são, como bem sabemos, motivo de preocupação porque o corpo pode se tornar insensível e perder a sua capacidade de regular adequadamente os níveis de açúcar no sangue. E tudo isso pode levar ao diabetes.
É por isso que os cientistas sugerem beber antes ou depois de comer e geralmente evitar de beber ao mesmo tempo que se come, a fim de reduzir o impacto do consumo de açúcar.
Um conselho importante, especialmente para aqueles que sofrem de diabetes.
Talvez te interesse ler também:
POLUIÇÃO DO AR E DIABETES. TUDO A VER. O AR POLUÍDO CONTRIBUI PARA O AUMENTO DA DOENÇA
DIABETES: INDIVIDUALIZADOS PELO MENOS OUTROS 5 SUBTIPOS DIVERSOS
BEBIDAS AÇUCARADAS: APENAS 2 POR SEMANA JÁ AUMENTAM OS RISCOS DE DIABETES, AVC E DOENÇAS CARDÍACAS
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER