Índice
Eles são quase invisíveis, mas podem fazer um estrago grande à saúde. Os oxiúros, popularmente conhecidos como vermes, provocam uma série de desconfortos, como perda de peso e coceira, e podem causar danos mais graves, se não tratados corretamente.
Felizmente, existem muitas medidas, principalmente de higiene, que deixam esses micro-organismos bem longe da gente. Conheça abaixo o que é oxiúro, como reconhecer os sintomas da oxiurose e como evitar essa contaminação.
Os oxiúros são um tipo de verme que parasita mamíferos, principalmente primatas, como o homem. Esses bichos vão parar no intestino grosso e reto quando há contato com os ovos que eles depositam. Quando dentro do organismo, os oxiúros podem viver entre 7 e 8 semanas.
Em 2 semanas, os ovos se tornam adultos e começam a se reproduzir. Ao ar livre podem sobreviver por até 3 semanas.
Todas as pessoas correm risco de se contaminar com oxiúros, mas as crianças pequenas e em idade escolar são as mais suscetíveis, principalmente por não terem ainda hábitos de higiene bem consolidados.
Embora não costume gerar danos graves, em alguns casos, tais vermes podem causar doenças como vaginite endometrite e até apendicite.
A contaminação por oxiúros, a oxiurose, ocorre quando há contato com o ovo do verme. Isso pode acontecer por ingestão de comidas e bebidas contaminadas e também mão à mão. Ou seja, pessoas já contaminadas tocam alguma superfície ou compartilham roupas, toalhas e talheres, e passam a doença.
A oxiurose pode ser pega sexualmente também e pelo ar, caso os ovos se dispersem por algum motivo, como ao sacudir uma toalha contaminada.
A doença pode ser assintomática, mas geralmente apresenta alguns sinais, como:
O principal indício de infecção por oxiúros é a coceira forte na região anal. Caso a pessoa desconfie da contaminação, deve ir ao especialista para ele solicitar um exame de fezes, que detectará a presença dos vermes no intestino.
A principal maneira de evitar a contaminação por oxiúros é manter bons hábitos de higiene.
Para manter esses vermes longe é importante sempre:
Embora se encontrem muitas receitas da vovó na internet, o mais importante quando há contaminação, é procurar um especialista para que ele oriente sobre o melhor tratamento. Principalmente quando a contaminação é em crianças.
Geralmente os médicos receitam remédios específicos, que contam com índices altos de cura e poucos efeitos colaterais. Quando há um caso na família, todos os outros que moram no mesmo lugar devem ser tratados paralelamente. O tratamento dura, geralmente, duas semanas.
Alguns dos remédios naturais mais populares e indicados são:
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
Publicado em 02/05/2021 às 9:21 am [+]
Esta matéria foi útil. Aplica-lo-ei sempre que possível.
Publicado em 03/05/2021 às 12:24 pm [+]
<3 :)