Índice
Nesta matéria, vamos elucidar as possíveis causas do sintoma do formigamento que pode ocorrer em várias partes do nosso corpo e por várias razões. Mas vamos falar especialmente do formigamento nas mãos, porque mãos e braços contêm grande número de terminações nervosas e quaisquer alterações que afetem esses vários nervos, podem provocar a sensação de formigamento ou dormência nestas partes do corpo.
Na linguagem médica, formigamento recebe o nome de parestesia.
O formigamento pode ser um sintoma corriqueiro de ficar na mesma posição e bloquear o fluxo do sangue em determinada área do corpo, desencadeando este sintoma. Mas também pode ser uma resposta do organismo que, ao nos causar a sensação de formigamento, pode estar indicando problemas sérios de saúde. Por isso é fundamental prestar atenção às reações do corpo e, se estas continuarem ocorrendo, acompanhada de outros sintomas, é necessário buscar orientação médica.
Para esclarecer as diferenças de um formigamento comum para um formigamento mais sério, é preciso primeiramente entender o local este fenômeno ocorre.
Formigamento pode ser sinais desde uma má-postura a um infarto e, para poder identificar se o formigamento é uma bobagem ou algo mais sério, é bom saber onde é que se dá o formigamento nas mãos. Veja o que este sintoma pode significar em cada região da mão:
Se ocorre nos dedos do meio, indicador ou polegar, o formigamento pode indicar a ocorrência da Síndrome do Túnel do Carpo, uma lesão de esforço repetitivo que afeta o nervo mediano, localizado no punho.
Se ocorre nos dedos mindinho ou anular, o formigamento pode acontecer por causa da compressão do nervo do cotovelo que se reflete nas mãos. Esse problema se dá por causa da má postura de permanecer muito tempo com o cotovelo dobrado e apoiado em uma mesa.No braço: pode ser consequência da pressão no conjunto de nervos do chamado “plexo braquial”, na medula espinhal. Essa condição é desencadeada por dormir de mau jeito, em cima do braço,por exemplo.
Formigamento em uma mão, principalmente à noite, pode indicar a Síndrome do Túnel do Carpo.
Já o formigamento nas duas mãos pode ser sintoma de hiperventilação, ansiedade e ou Síndrome do Pânico.
Mas as causas podem ainda ser outras, como veremos a seguir.
Além da Síndrome do Túnel do Carpo, existem outras doenças que podem dar este sintoma. O importante é verificar a frequência do formigamento, a intensidade dele, a demora para passar e buscar ajuda médica urgente se o sintoma vier acompanhado de dificuldade para falar e dores no peito (o que pode ser sintoma de infarto ou AVC).
Vejamos algumas doenças que podem ter como sintoma o formigamento nas mãos:
Epicondilite lateral – é uma inflamação dos músculos e tendões do cotovelo, desencadeada pelo uso repetitivo dessa articulação. Conhecida como cotovelo de tenista, a doença ocorre também em pessoas que fazem movimentos repetitivos com esta parte do corpo. Esta inflamação provoca formigamento nas mãos.
Cisto sinovial – é uma “bolinha” que surge na região da mão e causa problemas porque comprime os nervos das articulações como punho e dedos, fazendo surgir o formigamento na mão.
Pressão nos nervos – como dito no começo, mãos e braços são regiões ricas em terminações nervosas. Qualquer pressão nestes nervos que vêm da medula óssea e passam pela coluna podem causar formigamento nas mãos. Tumores, infecções, hérnia de disco e outros problemas na coluna pode ser a causa da pressão e por conseguinte do formigamento.
Esclerose múltipla – esta doença autoimune causa a degradação das fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal, por isso um dos seus sintomas é o formigamento em várias partes do corpo, inclusive das mãos, que pode ser acompanhado de queimação, além de outros sintomas como fraqueza.
Diabetes – Quando os níveis de açúcar aumentam e ficam descontrolados, surgem pequenas lesões nos nervos, de várias partes do corpo, causando formigamento nas mãos, braços, pernas ou pés.
Enxaqueca – formigamento nas mãos, braços, pernas ou boca, são alguns dos sintomas que podem acompanhar a enxaqueca.
Hipotireoidismo – quando essa doença não é tratada, ela pode causar lesões nos nervos, que transmitem informação do cérebro ao resto do corpo. Um dos sintomas do hipotireoidismo é o formigamento em várias partes do corpo, incluindo mãos e braços.
Deficiência de vitaminas – a falta de vitaminas B12, B6, B1 ou E, pode afetar os nervos que passam em diversas partes do corpo, causando formigamento em diversas regiões.
Problemas de circulação – as doenças circulatórias das artérias e veias podem atingir braços, mãos e pernas, provocado formigamento, dor e outros sintomas.
AVC – um dos primeiros sintomas do AVC (acidente vascular cerebral) que pode ocorrer é a sensação de formigamento em um braço ou mão, que pode vir acompanhado de outros sintomas como: boca torta, falta de força em um dos lados do corpo e dificuldade para falar. Havendo estes sinais, é urgente ir imediatamente ao Pronto Socorro ou chamar a ambulância.
Síndrome do Túnel do Carpo: como dissemos, o formigamento na mão pode indicar esse problema, que ocorre quando o nervo meridiano da mão fica preso na região do punho causando formigamento. Algumas atividades favorecem o surgimento desse problema, tais quais, dirigir moto, lavar roupa, digitar no computador e outras atividades com movimentos repetitivos.
Infarto: O formigamento ou dormência no braço esquerdo, acompanhado de outros sintomas como dor no peito, falta de ar, mal-estar ou suor frio, caracterizam um quadro de infarto. Se tais sintomas ocorrerem, se faz necessário chamar atendimento médico de urgência.
Hiperventilação – essa alteração ocorre quando se respira demais oxigênio, diminuindo demais o nível de dióxido de carbono em nosso organismo, em consequência de ansiedade extrema ou da Síndrome do Pânico, estresse, raiva e ou emoções fortes.
Ansiedade ou Pânico – o formigamento nas mãos pode ser um simples, mas claro, sintoma da ansiedade. A pessoa respira rápido demais provocando a hiperventilação. Além do formigamento, outros sintomas que geralmente acompanham o quadro de ansiedade e pânico são: tontura, sensação de sufocamento, suor frio, entre vários outros. A ansiedade e o pânico gera a hiperventilação que, por sua vez, desencadeia formigamento no corpo e, como em um círculo vicioso, provoca mais ansiedade e pânico.
Neste caso, a pessoa que tem esse problema precisa buscar auxílio de um terapeuta ou psicólogo e recorrer à atividades saudáveis como relaxamento, yoga, contato com a natureza e outras afins, com o objetivo de restabelecer o seu equilíbrio emocional.
Como vimos, o formigamento pode estar associado à vários problemas de saúde como pode simplesmente ser sinal de estresse, ansiedade e até deficiência vitamínica ou má postura.
Se o formigamento for persistente, demorar para passar e vier acompanhado de outros sintomas, ele pode ser indicador de alguma doença, e aí é necessário buscar tratamento médico.
Este conteúdo tem a finalidade de fornecer algumas indicações e informações para compreender melhor esse problema e suas possíveis causas, para ajudar o leitor a perceber o quando se faz necessária à ida ao médico.
Para o diagnóstico da parestesia crônica (formigamento persistente), o médico analisará o histórico médico do paciente, solicitará exames físicos e laboratoriais para um diagnóstico mais preciso e um tratamento correto.
A descoberta da causa da parestesia é preponderante para o tratamento adequado.
A observação e a atenção aos sinais do corpo contribuem para cuidarmos em tempo de um problema de saúde, impedindo que se torne algo grave ou evitando que fique pior.
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER