Índice
O sistema digestório e o sistema nervoso surgem de um mesmo tecido durante o processo de formação fetal. Desta maneira, esses dois sistemas estão profundamente ligados, o que pode gerar doenças que se relacionam com sintomas em ambos os sistemas. Uma dessas doenças é a Síndrome do Cólon Irritável, que também está relacionada tanto com a ansiedade como com a depressão. Por ser uma doença difícil de ser diagnosticada, e também com períodos de silenciamento, vamos falar mais sobre ela.
A Síndrome do Cólon Irritável é uma doença que tem como principal sintoma a dor abdominal. Além disso, ela também traz algumas variações nos movimentos intestinais, os quais podem levar a constipação ou a diarreia, sendo bastante variável de pessoa para pessoa.
Esta síndrome está também relacionada com outras doenças, tais como os transtornos de ansiedade e a depressão. Dessa maneira, não é tão fácil identificá-la.
A síndrome pode ter diversos níveis e pode ser iniciada por estresse ou infecção gastrointestinal. Esta síndrome também pode ser chamada de síndrome do intestino irritável.
Essas são algumas das possíveis causas que geram o surgimento da síndrome do cólon irritável:
Esta síndrome é uma doença de sensibilidade, e que surge de fatores pessoais, mas sempre combinando desequilíbrios emocionais e físicos.
A Síndrome do Cólon irritável apresenta vários sintomas, os quais a simbolizam quando presenciados de 3 a 6 meses.
O que vai classificar a síndrome é principalmente a duração dos sintomas: eles devem ser sentidos pelo menos por 3 dias seguidos durante um mês. Além disso, não são todas as pessoas que vão apresentar todos os sintomas.
Veja abaixo uma lista com principais sintomas de acordo com o que diz o Dr Juliano Pimentel:
A melhor dieta para evitar o surgimento da síndrome do cólon irritável é evitar alimentos que possam causar reações inflamatórias no organismo. Ou seja, todos os alimentos que não apresentam fácil digestão devem ser evitados, aqui vamos falar uma lista:
Além disso, também devem ser evitados:
Já os alimentos que devem ser consumidos para prevenir e também tratar o cólon irritável são:
Não há medicamentos específicos para tratar a síndrome do cólon irritável, o que é preciso fazer é combinar uma série de fatores positivos para melhorar o quadro, tais como: comer alimentos saudáveis, evitar estresse, praticar uma rotina com mais qualidade de vida e bem-estar, entre outras.
Abaixo damos alguns conselhos.
Estima-se que 25% da população sofre ou sofrerá dessa síndrome e que a grande maioria sejam mulheres, por isso é fundamental tomar alguns cuidados.
Veja alguns conselhos gerais para que você evite a síndrome do cólon irritável:
Nós temos uma receita para que você deixe o seu cólon mais limpo, veja como fazê-la no artigo abaixo:
RECEITA PARA INTESTINO E CÓLON LIMPOS, A BASE PARA UMA BOA SAÚDE!
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER