Almerina, uma italiana, é a primeira mulher a ter implantada uma mão biônica capaz de sentir os objetos, ou seja, uma mão artificial, mas dotada do sentido do tato.
Antes dela, a primeira mão biônica sensível tinha sido experimentada em um homem dinamarquês em 2014. Esta nova versão testada por Almerinda é um melhoramento daquela.
O experimento começou há 6 meses e agora as novidades se concretizaram.
O membro biônico fora realizado por uma equipe internacional, composta por cientistas da Itália e da Alemanha.
Almerina perdeu sua mão esquerda em um acidente e, depois de 3 meses, ela saiu do hospital com sua mão de alta tecnologia dentro de uma simples mochila, também criada pelos pesquisadores.
“A mão é uma versão melhorada da implantada em um homem dinamarquês em 2014”, disse Silvestro Micera, pesquisador-chefe, e “contém um sistema que registra os movimentos dos músculos e os traduz em sinais elétricos para depois se transformarem em controles manuais; um outro sistema transforma a informação registrada pelos sensores de mão, em sinais a serem enviados para os nervos em forma de informação sensorial”. “A mochila foi um passo intermediário e o próximo passo é a miniaturização da eletrônica”.
Trata-se de uma esperança a mais para aqueles que perderam a mão por causa de doenças ou de acidentes.
A tecnologia e a pesquisa podem realmente oferecer uma ajuda valiosa neste campo. O futuro promete!
Os resultados do experimento logo serão anunciados em uma revista científica internacional.
Fonte fotos: S. Micera, Scuola Superiore Sant’Anna via Ansa.it
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER