Índice
Quem nunca sentiu um gosto amargo na boca e pensou, o que será que é? Má digestão? Má higiene bucal ou um simples nervosismo, ansiedade enfim… algum fator psicológico?
Fatores psicologico podem sim causar um amargor. A gente até costuma se referir a “um amargor na boca” antes de tomar uma decisão difícil, de enfrentar uma situação delicada enfim, mas fora isso há possíveis causas físicas, de saúde, que devem ser averiguadas, principalmente se o amargor for sentido com frequência.
Entre as principais causas, a sensação de boca amargar pode ser decorrente de:
A primeira coisa a fazer é tentar descobrir a causa do sintoma. Ir a um médico, fazer um exame de sangue geral (hemograma completo) pode dar pistas sobre o porquê de sentir a boca amarga.
Se for o caso de um probleminha passageiro, devido ao estresse, ansiedade, etc, ou mesmo se for uma questão de má higienização bucal, por pressa ou qualquer outro motivo, ou mesmo por uma alimentação inadequada, produtos industrializados que causam má-digestão, o problema pode ser resolvido com simples remédios naturais e mudanças de atitudes que você pode começar agora a colocar em prática:
Vejamos:
Escove bem os dentes, depois de todas as vezes que tiver se alimentado. Use fio dental pelo menos uma vez por dia (ou mais) principalmente antes de ir dormir. Verifique se tua escova de dentes não está muito velha e também se ela está limpinha e troque-a se for o caso.
Fique de olho também na higiene da língua pois a saburra lingual também causa sensação de amargor na boca.
A falta de salivação pode dar sensação de gosto amargo na boca. Não economize água e lembre-se sempre de se hidratar.
Produtos industrializados, alimentos muito ácidos, alimentos de difícil digestão devem ser evitados para que se possa verificar se o amargor vem da má digestão (refluxo, azia, etc).
Erva-doce, cravo, canela, sementes de feno-grego e folhas de menta podem ser os ingredientes ideais para fazer um chá que pode ajudar na digestão e na redução da halitose.
Como vimos, a sensação de amargo na boca pode vir de muitos motivos, desde as causas psicológicas a uma má higiene bucal mas também, infelizmente, pode ser um sintoma de algumas doenças mais graves.
Procure um médico, um dentista ou um especialista em saúde, para averiguar a situação principalmente se ela for frequente e estiver prejudicando tua vida.
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER