Índice
Por ser muito comum, muita gente não leva a sério. Mas a dor de barriga pode esconder uma série de doenças, principalmente quando é muito intensa, dura mais de 2 dias e vem acompanhada de outros sintomas. Evidentemente, a alimentação tem um peso importante nos problemas intestinais, mas a dor de barriga pode estar por trás de problemas renais, uterinos, obstruções e até cardiovasculares. Saiba agora tudo sobre o tema e como os remédios naturais podem ser úteis para tratar casos leves.
A dor de barriga, como é popularmente conhecida, ocorre em decorrência de distúrbios intestinais, que podem ser simples – como a má digestão – ou mais complexos, como um cálculo renal.
Geralmente uma dor abdominal pode ter vários diagnósticos, por isso nem sempre é fácil para o médico chegar a causa do problema. No entanto, na maioria dos casos, esse tipo de dor não tem grandes complicações, mas somente um especialista pode orientar corretamente sobre as possíveis causas e tratamentos.
A dor intestinal pode ser causada por complicações alimentares, como má digestão, excesso de gases, ou mesmo representar problemas de fundo emocional, como o estresse.
Existem pessoas que sentem muita dor na região, quando ficam ansiosas ou em situações difíceis. Além disso, doenças como gastrite, refluxo, intestino irritável, intolerância alimentar e problemas na vesícula ou pâncreas costumam causar dores de barriga, entre outros sintomas.
Parasitas que habitam a região intestinal, quando muito tempo em contato com o trato digestivo, podem causar dores abdominais.
Por fim, a dor de barriga pode estar relacionada ao câncer no intestino ou estômago, ainda que raramente.
A dor de barriga do lado esquerdo pode estar relacionada a gases, prisão de ventre e indigestão, bem como a distúrbios como apendicite e doença de Crohn.
Quando localizada na região inferior, por exemplo, pode significar alguma obstrução intestinal, colite, diverticulite, hérnia, e problemas no sistema reprodutivo, como cisto no ovário e endometriose.
Pode ainda ser benigno e ocorrer no período da ovulação. Já quando aparece na parte superior do abdômen, pode representar cálculos ou infecções renais, aumento ou ruptura do baço, pancreatite, diverticulite e até mesmo angina e pneumonia.
Assim como a dor de barriga do lado esquerdo, a dor localizada no lado direito pode ser causada por problemas simples, como gases, indigestão e prisão de ventre ou indicar algo mais sério.
Quando aparece na região inferior, pode ser causada por obstruções intestinais, cistos no ovário, gastroenterite, diverticulite, endometriose.
Já quando aparece no lado superior, pode significar hepatite, pancreatite, gastrite, úlcera ou mesmo embolia pulmonar.
Em raros casos, pode ser causada por câncer de pâncreas, rim, estômago e vesícula.
Algumas pessoas relacionam a dor de barriga com os primeiros sintomas de gravidez. Isso não está de todo errado, mas é importante se atentar que as dores de barriga só podem ter como causa a gestação quando ocorrem após o período fértil e vêm acompanhadas de atraso menstrual.
No período pré-menstrual e também na ovulação, a mulher pode sentir dor abdominal.
Em menor número, as dores na barriga podem indicar problemas gestacionais, como gravidez ectópica, e também doenças venéreas, infecções uterinas ou urinárias.
Em alguns casos pode representar problemas, como câncer no colo do útero.
As causas mais comuns de dor de barriga com diarreia são as infecções virais e bacterianas, mas doenças intestinais, alimentos, medicamentos e bebidas também podem causar dores intestinais.
A ansiedade e o estresse também são possíveis explicações para o problema.
Em raros casos, principalmente quando vem acompanhada de outros sintomas, a dor de barriga com diarreia pode significar câncer intestinal.
Existem alguns remédios naturais que podem ser úteis para tratar casos leves de dor de barriga. Entre eles, é possível destacar:
Sintomas mesmo simples como uma dor de barriga, devem ser investigados se persistentes ou demasiado fortes. Procure um médico em caso de dúvidas.
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER