Já foi dito em todos os sentidos, em todas as línguas, usando todas as imagens e feitas campanhas inteiras com a informação: o tabagismo é prejudicial à saúde! Mas se você ainda não se convenceu em parar de fumar, você pode mudar de ideia depois de ver este vídeo.
Fumar causa vários problemas de saúde a médio e a longo prazo. A lista é longa:
A nicotina contida nos cigarros causa dependência, tanto ou mais, do que as drogas ilícitas, é absorvida rapidamente pelo corpo através da corrente sanguínea provocando um instantâneo sentimento de “bem-estar”.
Leia também: 20 MOTIVOS CONVINCENTES PARA PARAR DE FUMAR
Por outro lado, quando alguém tenta parar de fumar, muitas vezes desiste por causa das sensações negativas que a abstinência do cigarro pode provocar, principalmente nervosismo e raiva. A pessoa se sente desmotivada, cansada ou começa a sofrer de insônia. É indubitável que vale a pena lidar com essas pequenas dificuldades iniciais para depois aproveitar dos grandes benefícios de se livrar desse vício.
Mas o que acontece exatamente com o nosso corpo depois de fumar um maço de cigarros?
É o que mostra muito claramente um vídeo feito por Chris Notap, no qual ele realiza um experimento caseiro para destacar as consequências do tabagismo na garganta e nos pulmões.
O experimento é simples: uma série de bolas de algodão são inseridas em uma ampola de vidro fechada e conectada a uma bomba de aspiração que permite que o cigarro inserido em um furo seja “fumado”.
Depois de 20 cigarros terem sido fumados dessa maneira, percebe-se o que acontece: o algodão ganha uma cor que tende ao castanho, o tubo da bomba (que representa a garganta) fica entupido com um alcatrão marrom pegajoso e fica evidente que esta substância também se encontra na ampola de vidro.
Mais claro do que isso!
Como Chris descreve em seu vídeo:
“Nunca é tarde demais para parar e, uma vez que você vir o que faz um maço de cigarro por dia aos teus pulmões, esse será o combustível necessário para energizar a tua força de vontade e largar do vício”.
À você caro leitor, não resta mais do que seguir as sábias dicas do Chris! Assista ao vídeo:
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER