Hoje em dia já existem aplicativos para tudo, e parece que o futuro nos reserva a possibilidade de usá-los de forma inteligente para fins muito importantes, pois ele pode, por exemplo, diagnosticar doenças como o câncer de pâncreas.
Um aplicativo desenvolvido por uma equipe de pesquisa da Universidade de Washington propõe o envio de selfies para poder avaliar a saúde do pâncreas com close nos olhos, pois estes podem revelar-se de vital importância e contribuir significativamente para o diagnóstico precoce do câncer.
O aplicativo inovador se chama BiliScreen e nada mais é do que um sistema que permite observar o acúmulo de bilirrubina, um sintoma muito importante que leva ao amarelecimento da parte branca dos olhos (esclera) e da pele.
Nos estágios iniciais do câncer de pâncreas este sintoma é tão leve que não pode ser facilmente percebido. Mas com o novo app, um simples selfie irá ajudar a descobrir se há algo errado com este nosso órgão vital.
BiliScreen é capaz, graças a uma caixa especial, à luz uniforme que emana e a um algoritmo, de avaliar se há um amarelecimento suspeito.
O estudo piloto foi realizado em uma amostra de 70 pessoas e alcançou resultados positivos em mais de 89% dos casos. Um resultado encorajador considerando que o câncer de pâncreas é um assassino silencioso que, quando se mostra através dos sintomas óbvios, já é muito tarde.
Leia mais: CÂNCER DE PÂNCREAS: SINTOMAS, FATORES DE RISCO, TAXAS DE SOBREVIVÊNCIA
Pois então, o futuro promete: aplicativos que nos ajudem a detectar esse e outros tipos de câncer em tempo, para que possamos intervir antes que seja tarde demais!
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER