Pense na seguinte cena e responda a pergunta: um casal tem um bebê e esse pequeno acorda, de madrugada, chorando por atenção. Qual dos dois, o homem ou a mulher, vai levantar da cama para atender a criança?
Não é tão difícil assim chegar a conclusão de que, provavelmente, a mulher vai levantar. No entanto, um estudo sobre sono mostra que o homem é quem deveria tomar essa atitude. Isso por que, segundo a pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa do Sono, na Universidade de Loughborough, Reino Unido, mulheres têm mais necessidade de sono que os homens e são mais afetadas pela falta dele na sua rotina.
O estudo foi liderado pelo professor Jim Horne, que também é autor do livro “Sleepfaring: A Journey Through The Science of Sleep”, e acompanhou 210 homens e mulheres por algum tempo. A conclusão foi a de que as mulheres que dormem menos têm mais problemas de saúde do que os homens, assim como são mais afetadas pela falta de sono.
Os pesquisadores explicam que isso acontece por que o cérebro feminino é mais complexo principalmente porque a mulher tende a realizar muitas coisas ao mesmo tempo, é multitarefa, e essa capacidade é bastante exaustiva para a mente. É só lembrar que quanto mais atividades a pessoa faz, mais tempo de descanso ela precisa. Assim, fica fácil entender por que mulheres precisam de mais sono.
Além disso, o sono de má qualidade nelas pode desencadear problemas, como estresse, depressão, raiva e insegurança.
Todo mundo precisa dormir bem mas, uma soneca de 20 minutos ou ir mais cedo para cama podem ser uma ótima ideia, especialmente para o público feminino.
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER