Índice
A pele é um dos órgãos mais sensíveis e mais expostos do corpo humano. Por esse motivo, qualquer alteração nela é logo percebida, e, muitas vezes, até mesmo se torna motivo de uma perda considerável na autoestima.
É importante, por uma questão de saúde, e também estética, se atentar às várias alterações que a pele pode apresentar. O pano branco, por exemplo, é um problema bem simples, mas pode ser persistente.
Saiba abaixo o que é exatamente essa doença, quais os sintomas e prevenções e como tratar, de modo natural.
O pano branco é o termo popular para a Pitiríase Versicolor, uma micose provocada por fungos que habitam a pele.
Em situações normais, o organismo convive bem com esses fungos, no entanto, algumas situações, como queda da imunidade, excesso de oleosidade da pele, problemas hormonais e suor excessivo, podem fazer esse micro-organismo provocar as reações nocivas à pele.
Um dos efeitos disso é que o fungo do pano branco libera uma substância na pele chamada ácido azeláico, que compromete a produção de melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele.
Por isso um dos efeitos do pano branco é a presença de manchas brancas.
Vale lembrar que essa micose não é contagiosa.
O principal sintoma do pano branco é a presença dessas manchas, que possuem tons mais claros e podem ficar espalhadas pelo corpo, principalmente, em regiões como o pescoço costas e ombros.
Em alguns casos, pode haver coceira.
Para prevenir o pano branco, algumas medidas podem ser efetivas:
O pano branco tem cura e pode, inclusive, sumir sozinho.
No entanto, casos muito persistentes devem ser avaliados pelo dermatologista.
É possível também utilizar soluções naturais para tratar o problema.
Conheça abaixo algumas remédios caseiros:
Como dito acima, em casos muito persistentes, o ideal é consultar um médico especialista, neste caso, um dermatologista, para que este possa avaliar a situação de cada caso em particular, diagnosticar e indicar o melhor tratamento.
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER