Índice
As farinhas refinadas entraram na nossa alimentação só no século XX – e de lá para cá, vêm fazendo cada vez mais mal à nossa saúde. O consumo excessivo dos alimentos refinados, em geral, está relacionado com doenças (de alergias a câncer) e transtornos metabólicos (diabetes, obesidade, hipertensão e muito mais).
Algumas linhas dietéticas dizem que não devemos comer trigo e seus derivados pois, este cereal, em qualquer de suas formas, é altamente alergênico e inflamatório. Porém, a humanidade consome pão de trigo e, em alguns lugares esta é a fonte prioritária de carboidratos.
As farinhas refinadas podem causar problemas de hipertensão, aumento dos mucos (catarros) e diabetes por conta de um processo de branqueamento ao qual são submetidas e que produz aloxano, um análogo da glicose e um dos 5 venenos brancos que estão na alimentação de origem industrializada, nos alimentos refinados, e branquinhos: sal, açúcar, farinha, arroz e leite.
Se você parar, totalmente de ingerir farinha de trigo refinada vai acontecer o seguinte:
1. Vai passar a comer menos e emagrecer
2. Seu metabolismo vai se acelerar
3. Intestino saudável, desinflamado
4. E o colesterol?
5. O pH do seu organismo se equilibra
Cortar, totalmente a farinha branca de trigo e substituí-la pela integral. Essa dica também é válida para outras farinhas – de milho, arroz – e para todo alimento processado por refinamento – açúcar, arroz, sal.Se a sua opção for por abandonar totalmente o trigo, você sempre poderá fazer pães deliciosos de outros cereais, certo? Mas, se o fizer, que seja num processo lento – não vá deixar, de um dia para o outro, também a farinha integral de trigo pois que, sua flora intestinal está acostumada, e precisa dela.
FARINHAS SEM GLÚTEN: TODAS AS POSSIBILIDADES
FARINHA DE BANANA VERDE: FUNCIONA PARA EMAGRECER?
FARINHA DE MARACUJÁ E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER