Índice
Embora tenha evoluído muito a prevenção e tratamento das variadas formas de hepatite, ela ainda é bastante presente no Brasil. Entre 1999 e 2015, por exemplo, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) registrou quase 515 mil casos de hepatites virais em território brasileiro, sendo que a incidência de hepatite A responde a 31,4% desse total.
Por esse motivo, é importante estar alerta a respeito da doença, bem como das formas de prevenção. Para começar, saiba exatamente o que é a hepatite A.
A hepatite A é uma doença contagiosa transmitida pelo vírus VHA. Este vírus é extrememante resistente as variações de temperatura, e pode permanecer na pele por quatro horas.
Essa enfermidade causa inflamação do fígado, mas, geralmente, não apresenta complicações.
Somente em 1% dos casos a doença pode evoluir para hepatite fulminante, um quadro grave que faz o fígado parar de funcionar.
No entanto, a hepatite A costuma ser fácil de tratar. Uma vez infectada, a pessoa fica imune ao vírus.
Entre os sintomas estão: náuseas, vômitos, icterícia, fezes claras e urina escura, dor muscular, febre e perda de apetite. Porém a hepatite A pode não apresentar sintomas, ou ter sinais muito semelhantes a um virose.
O vírus da hepatite A é transmitido de pessoa doente para pessoa saudável, ou através de alimentos ou água contaminada.
Por essa razão é mais comum em lugares com saneamento básico insuficiente.
Com relação aos alimentos, os frutos do mar são especialmente propícios a transmitir a hepatte A, principalmente os moluscos que retém muita água e podem hospedar o vírus.
Não existe um tratamento específico para a hepatite A, mas o repouso, uma boa alimentação e a administração de medicamentos para minimizar os sintomas da doença, estão entre as recomendações.
No entanto, apenas o médico poderá saber qual a melhor forma de tratar a hepatite A.
Normalmente, a enfermidade desaparece em cerca de 2 meses, mas pode levar até seis meses para o vírus ser eliminado pelo organismo.
É importante também eliminar o álcool pelo menos por três meses, após o corpo voltar ao normal.
Existe vacinação contra a hepatite A, mas uma série de medidas, principalmente, de higiene são importantes formas de prevenção da doença. Entre elas, estão:
HEPATITES A, B E C: SINTOMAS E TRATAMENTOS
MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ESPECÍFICA PARA INDÍGENAS
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER