O álcool é um analgésico natural (mas cuidado para não abusar)


Que tal uma cervejinha para curar aquela dor nas costas? Ou um copo de vinho para aliviar a dor nas pernas? Contra as dores a ciência concorda: o álcool é um remédio eficaz!

De acordo com um novo estudo, para aliviar a dor, beber uma cervejinha seria até melhor que tomar analgésicos como o paracetamol, por exemplo. Mas atenção!

Isso não significa que ao primeiro sinal de dor, está liberado encher a cara para esquecê-la (tem gente que vai querer interpretar assim, já sabemos, por isso, lembremos: álcool, em geral, sempre e de qualquer modo, deve ser consumido com moderação).

O Estudo

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Greenwich fez uma revisão sobre os efeitos analgésicos do álcool (Analgesic Effects of Alcohol: A Systematic Review and Meta-Analysis of Controlled Experimental Studies in Healthy Participants) e descobriu que o álcool teria um melhor efeito analgésico do que o paracetamol, capaz de proporcionar reduções clinicamente significativas na intensidade da dor.

Na meta-análise de 18 estudos, os pesquisadores britânicos descobriram que:

* O consumo de álcool resulta em um pequeno aumento no limiar de dor.

* Uma diminuição moderada/grande nas classificações da dor também foi observada.

* Um maior teor de álcool no sangue está associado a um maior efeito analgésico.

Mas a parte ruim é que:

* Os efeitos analgésicos podem contribuir para a dependência do álcool em pessoas com dores persistentes.

“Os resultados sugerem que o álcool é um analgésico eficazexplicam os pesquisadores – que proporciona reduções clinicamente significativas nos escores de intensidade de dor, o que poderia explicar o abuso de álcool naqueles que têm dor persistente, apesar das potenciais consequências para a saúde a longo prazo”.

Esquecer a dor ou relaxar?

Contudo, ainda não está claro se o álcool reduz a sensação de dor porque afeta receptores cerebrais ou porque é capaz de diminuir a tensão e relaxar.

“O álcool pode ser comparado com opióides como a codeína e o efeito é mais poderoso do que o paracetamol“, disse o Dr. Trevor Thompson, que liderou o estudo na Universidade de Greenwich.

Mas tenha cuidado! Estamos falando de álcool e beber muito, você sabe, pode causar sérios problemas a longo prazo. O álcool é um dos principais fatores de risco à doenças e está entre as principais causas de morte prematura e incapacidade.

Leia mais: ÁLCOOL FAZ MAL EM QUALQUER QUANTIDADE, DIZEM PESQUISAS

É como diz a sabedoria popular: a diferença entre o remédio e o veneno está na dose 🙂

Leia mais sobre o consumo de álcool:

CHIMPANZÉS SELVAGENS ADORAM ÁLCOOL: BEBEM USANDO FOLHAS

CERVEJA: O MELHOR SUPLEMENTO DEPOIS DE FAZER ESPORTE

5 MOTIVOS CIENTÍFICOS PARA BEBER VINHO TINTO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...