Índice
Cansaço fácil, irritabilidade, inflamação na boca e na língua, formigamento nos pés e dor de cabeça são alguns dos sintomas mais corriqueiros da carência de vitaminas do complexo B no nosso organismo.
Quando as vitaminas B estão em desequilíbrio com aquilo que nosso organismo precisa, vamos sentir falta de energia, ter o sistema nervoso alterado, a pele fragilizada, os cabelos enfraquecidos e o intestino solto, com pouca capacidade de absorção.
É a nossa energia vital que está indo pelo ralo, literalmente.
Por outro lado, esse complexo vitamínico é da maior importância para que nosso organismo consiga assimilar glicose, ácidos graxos essenciais e os aminoácidos com eficiência.
As vitaminas do complexo B não são sintetizadas pelo nosso organismo em quantidades suficientes por isso, precisamos cuidar de suplementá-las com uma alimentação adequada.
O complexo B é fundamental para a boa saúde do nosso sistema neurológico e imunológico e, fundamental para algumas das principais funções orgânicas que nos mantêm vivos (absorção de nutrientes, por exemplo).
A falta de vitamina B1, que também é chamada de tiamina, pode provocar sensação de formigamento no corpo, aumento dos batimentos cardíacos, falta de ar, fraqueza, inchaço nas pernas e nos pés, sonolência e falta de atenção e de memória.
Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como levedura de cerveja, gérmen de trigo e sementes de girassol.
● Sensação de formigamento nos dedos dos pés, que se torna particularmente intensa à noite
● Cãibras musculares na panturrilha
● Dor nas pernas e nos pés
● Pode haver confusão mental, laringite e visão dupla
● Pelagra.
A falta de vitamina B2, que também é chamada de riboflavina, causa vermelhidão e inflamação na língua, feridas nos cantos da boca e dos lábios, inflamação na boca, no nariz e na virilha, e conjuntivite.
A riboflavina pode ser encontrada em alimentos como fígado de boi, farelo de aveia e amêndoas.
● Lesões nos cantos da boca, seguidas por rachaduras nos lábios, que podem deixar cicatrizes
● Coloração vermelho-violeta, que podem surgir entre o nariz e os lábios, e no escroto
A vitamina B3, também conhecida como niacina, quando está em falta no organismo causa sintomas de alergia na pele, feridas nas costas e nas mãos, falta de apetite, diarreia, enjoos, vômitos, perda de peso, língua vermelha e inflamada, demência e depressão.
Ela pode ser resposta na dieta com o aumento da ingestão de amendoim, frango, cavala e salmão.
A falta da vitamina B5 no organismo, que também é conhecida como ácido pantotênico, causa alergia na pele, formigamento e ardor nos pés, mal estar, enjoos, dor de cabeça, sonolência, câimbras no abdômen e gases.
Esse nutriente está presente em alimentos como farelo de trigo, abacate e sementes de girassol.
Quando está em falta no organismo, a vitamina B6 pode causar sintomas como o aparecimento de feridas na pele ao redor dos olhos, do nariz e da boca, inflamação da boca e da língua e convulsões.
Para aumentar sua ingestão, deve-se consumir mais alimentos como banana, salmão e batata.
Leia mais: VITAMINA B6: BENEFÍCIOS E FONTES
A falta de biotina no organismo costuma provocar irritação e manchas na pele, conjuntivite, dor muscular, cansaço e aumento do açúcar no sangue.
A biotina está presente em alimentos como carnes, ovos e leite, sendo facilmente reposta através de uma dieta equilibrada.
A vitamina B9, também chamada de ácido fólico, quando está em falta no organismo pode causar irritabilidade, cansaço, dor de cabeça, falta de ar, tontura e palidez.
Ela está presente na alimentação em lentilhas, no espinafre e no feijão.
A deficiência de vitamina B12, também conhecida por cobalamina, provoca sintomas de cansaço, falta de energia e de concentração, formigamento nas pernas e tontura, principalmente ao levantar ou ao fazer esforços.
Ela pode ser encontrada em mariscos, fígado e salmão.
Leia mais: B12: A VITAMINA ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIA
Algumas outras substâncias também são consideradas, de certa forma, como componentes do complexo vitamínico B apesar de não serem, em essência, vitaminas. Por essa razão não as mencionamos aqui, neste artigo. Mas, para complementar, você poderá ler essa pesquisa aqui: VITAMINA B-17 PODE CURAR O CÂNCER, SEGUNDO PESQUISAS
As carências vitamínicas são originadas por dietas desequilibradas ou situações patológicas específicas.
Em alguns casos poderá bastar a adoção de uma dieta alimentar que complemente a avitaminose desde que esta situação não tenha atingido um nível demasiado crítico para a sua saúde – isso porque nosso organismo pode não conseguir extrair dos alimentos e absorver, com a rapidez necessária, as vitaminas faltantes de forma a suprir e driblar uma situação mais grave.
Nestes casos é indicada a suplementação vitamínica. Porém, tal só pode ser recomendada por um profissional (médico ou nutricionista) após o devido diagnóstico pois, o excesso de vitaminas também é perigoso, assim como sua falta.
Normalmente, os excessos na ingestão de vitaminas do complexo B podem ser eliminados pela urina mas, em alguns casos, também podem causar problemas mais sérios. Veja, por exemplo:
Portanto, não faça automedicação também neste caso.
Leia mais sobre as vitaminas do complexo B:
TODAS AS VITAMINAS DO COMPLEXO B: BENEFÍCIOS E FONTES
QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?
B12: A VITAMINA ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIA
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER