Índice
Se você é do tipo de pessoa que desliga o despertador várias vezes pela manhã, apenas para ficar na cama mais alguns minutinhos, você não é uma pessoa cansada e preguiçosa, mas sim inteligente, criativa e ainda mais… você tem tudo para ser uma pessoa mais feliz!
Parece bobagem ou brincadeira mas a afirmação vem de uma pesquisa científica.
Um estudo feito por dois pesquisadores da School of Economics and Political Science de Londres, Satoshi Kanazawaa e Kaja Perinad, voltou à tona na véspera do Dia Mundial do Sono, que se comemora amanhã, 17 de março.
Muitas vezes, aqueles que desligam o alarme para ficar mais um pouquinho na cama são considerados preguiçosos, indisciplinados, dorminhocos. Há ainda quem diga que os famosos “mais 10 minutinhos” desequilibra o nosso ritmo circadiano. No entanto, de acordo com esta pesquisa britânica, não é assim que a banda toca. Este hábito é sinônimo de inteligência e criatividade.
Quem tem o costume de retardar o alarme é mais inteligente, mais criativo e ainda mais feliz do que aqueles que saltam da cama ao primeiro toque.
E esta não é a primeira pesquisa que indica isso:
Leia mais: PREGUIÇA DE LEVANTAR DA CAMA? OS PREGUIÇOSOS SÃO MUITO INTELIGENTES!
Os autores Kanazawa e Perina argumentam que fomos adaptados a viver (e dormir) muito melhor do que os nossos antepassados que iam para a cama cedo, e se levantavam ao amanhecer.
Quem desliga o alarme prova de romper esse padrão e de adaptar-se à vida moderna. Esta seria a evidência de uma inteligência excepcional: uma pessoa inteligente não consegue enfrentar o alarme visto que a evolução não fez nada que nos preparasse para isso.
Na verdade, de acordo com o estudo, se aprendermos a ouvir mais as necessidades do nosso próprio corpo e evitar de nos deixar levar inteiramente pelas regras ditadas pelos relógios (da sociedade), estaremos mais propensos a seguir as nossas paixões e encontrar as soluções para os nossos problemas. Isso nos torna mais criativos e independentes. E definitivamente mais felizes e realizados.
Você deve estar se sentindo aliviado por sempre querer ficar uns minutinhos a mais na cama. Com razão! E ao nosso lado está a ciência, que nos ensina a dar as justificativas para respondermos àqueles que eventualmente nos acusarem de preguiçosos.
PARA TER UM SONO BOM → POSIÇÕES, TRAVESSEIROS E OUTRAS DICAS
NÃO CONSEGUE PEGAR NO SONO? TOMA UM BANHO QUENTE!
INSÔNIA: QUANDO DORMIR MAL SE TORNA UM PROBLEMA DE SAÚDE?
ESTUDO AFIRMA QUE DORMIR AS BOAS 8H DE SONO DURANTE A NOITE É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER