Índice
Mucosas esbranquiçadas, tonturas fora de hora, pele sem cor e viço, estes são alguns dos sintomas mais comuns da anemia mas, tem mais do que isso – taquicardia, fadiga, dificuldade em respirar – e você, que é vegetariana ou vegana, precisa conhecê-los bem pois, este é um problema que afeta, em maior proporção, a quem não consome carne vermelha.
Bom, não vamos entrar em pânico! Basta você conhecer, ficar atento e, saber reconhecer os indícios que seu organismo dá quando falta algum nutriente – no caso da anemia estamos falando, especificamente, do ferro.
Veja este artigo: Quer virar vegetariano? veja um passo a passo que pode facilitar tua decisão
e saiba que, se eventualmente faltar ferro na tua alimentação vegetariana, você poderá evitar essa falta (rapidinho – com folhas verde escuras que contêm ferro porém, este só será assimilado pelo nosso organismo se forem acompanhadas de um limãozinho espremido).
Anemia pode ser resultado de diversas condições fisiológicas: verminose, úlceras, deformações dos glóbulos vermelhos, deficiência de plaquetas, desnutrição generalizada, má absorção intestinal, perdas sanguíneas graves ou algumas alterações congênitas, genéticas ou hereditárias como é o caso da talassêmia, doença bastante comum nos povos de origem mediterrânea.
Mas, a forma mais comum da anemia, ou a que existem em maior proporção, é derivada de uma alimentação deficiente em ferro – só que não se trata de qualquer tipo de ferro e sim, uma formulação que nosso organismo consiga absorver. E esse tipo de anemia não depende da sua genética ou origem étnica mas sim, do cuidado que você tem com tua alimentação e saúde.
Sensação de cansaço súbito ou inexplicável “quebra” na sua energia é um dos sintomas mais comuns de quem está sofrendo de anemia. Também pode se apresentar como sonolência fora de hora e sem razão que explique.
Ou seja, o aumento da frequência cardíaca, em repouso. É normal que a nossa frequência cardíaca aumente quando fazemos um esforço grande, ou exercício ou, quando estamos com febre, por exemplo mas, a taquicardia em repouso não é normal – pode ser derivada de anemia pois, no caso o organismo tem que se esforçar mais da conta para oxigenar o cérebro.
É resultado de uma inflamação de toda a língua, de nome glossite, derivada da anemia – você sentirá queimação, desconforto, dificuldades de engolir. É possível que junto com a mucosa bucal você também sinta desconforto em outras mucosas como a anal, vaginal, ocular ou que estas se apresentem esbranquiçadas.
Deformações da superfície da unha (que pode se apresentar côncava ou plana) podem indicar que seu organismo não está conseguindo absorver o ferro contido nos alimentos que você come.
É uma das características das pessoas anêmicas pois indicará problemas de circulação sanguínea também resultantes da anemia. Nas crianças, observa-se a coloração das mucosas da boca, gengivas, olhos e unhas que é onde mais cedo aparecem esses sintomas.
Podem ser originadas de esforço abrupto, de falta de potássio ou magnésio na sua alimentação e também, pode ser um dos sintomas de anemia.
É um sintoma típico de carência do mineral ferro. Também o são as feridinhas e rachaduras nos lábios e cantos da boca.
Formigamento de pés e mãos, dificuldades para andar e rigidez nos membros, inferiores ou superiores, são indicativos tanto de anemia quanto da deficiência da vitamina B12.
Urina escura ou avermelhada, problemas renais e até convulsões são sintomas urgentes que indicam anemia profunda por destruição das células vermelhas do sangue.
Sem outros motivos é indicativo de anemia severa, especialmente em crianças.
Alterações comportamentais também são indicativos de anemia severa em crianças.
Então, caso você observe algum desses sintomas em seus filhos ou familiares, é preciso que os encaminhe ao médico para que este faça os exames correspondentes e ajuste suplementos ou medicação necessários. Sem cuidados, a anemia pode matar.
Especialmente indicado para você:
Anemia: 10 remédios naturais para suprir a carência de ferro
Anemia: diversas causas, a mais comum é a deficiência de ferro
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER