Índice
Todo mundo pelo menos uma vez na vida já teve pele oleosa, isso porque esse tipo de pele é muito comum durante a adolescência. Mas, se você tem esse tipo de pele, há alguns fatores que podem ser determinantes para isso. Veja abaixo algumas informações sobre as causas da pele oleosa e como você pode tratá-la com remédios naturais.
Existem vários tipos de pele: a pele seca, a oleosa e a mista. A seca tem aspecto ressecado e a oleosa mais brilhante, já a mista uma mistura dos dois aspectos. Quem tem pele oleosa tem mais propensão ao surgimento de cravos e espinhas.
Esses tipos de peles são determinados por fatores genéticos, por isso não é possível mudá-las, mas sim tratá-las para que fiquem equilibradas e com um aspecto saudável e principalmente bonito.
Geralmente a Zona T: testa, nariz e queixo são as partes do rosto que mais apresentam oleosidade, por isso, estas partes exigem mais atenção.
À parte a questão genética, existem alguns hábitos e fatores que favorecem o aumento da oleosidade da pele. Vejamos:
Se você não usa os produtos certos para o sue tipo de pele, você pode deixá-la mais oleosa, por isso é fundamental pelo menos uma vez na vida ir ao dermatologista para verificar qual é o seu tipo de pele e perguntar conselhos sobre quais produtos você deve usar.
A pele do rosto precisa de uma certa oleosidade para funcionar normalmente, se você tenta tirá-la por completo, o corpo começa a produzir mais. Por isso é preciso ter equilíbrio. O rosto precisa ser lavado somente 2 vezes ao dia, uma pela manhã e uma à noite.
Se você também toma muito sol você ativa mais as glândulas sebáceas, dessa forma elas produzem mais sebo. Ou seja, esqueça o mito de que tomar sol ajuda secar as espinhas.
Se você come alimentos muito gordurosos, com muito açúcar e muito sódio, você poderá ter a pele com mais oleosidade.
Quando há também algum desequilíbrio hormonal, a pele também pode se tornar mais oleosa, isso somente quem pode verificar é o dermatologista com exames específicos hormonais.
Se você também não remove a maquiagem, isso causa obstrução dos poros, causando ainda mais oleosidade.
Algumas doenças de pele também podem deixar a pele mais oleosa, entre elas: a acne, a rosácea, a dermatite seborreica e a chamada hiperplasia sebácea.
Ambientes muito quentes, mal ventilados ou com alta exposição de vapores de óleos e também de poeiras aumentam a oleosidade da pele. Além disso, a mudança climática pode afetar a pele e também deixá-la mais oleosa.
O estresse também é um fator que pode deixar a pele mais oleosa, por isso combater os fatores que causam o estresse pode te ajudara ter uma pele mais limpa.
Para tratar sua pele oleosa você deve começar a criar alguns hábitos, entre eles:
Limpeza:
Tonificação:
Esfoliação:
Hidratação:
Máscaras:
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER