Índice
Todos nós sabemos que fumar faz muito mal à saúde. Muitos estudos já comprovaram os malefícios do cigarro e, por isso, as campanhas de conscientização ganharam força em todo o mundo.
Várias pesquisas já comprovaram que o cigarro é causador de 17 tipos diferentes de câncer, mas um novo estudo, publicado esta semana na revista Science, descobriu os efeitos do fumo sobre o DNA humano.
Segundo o site UOL, essa é a primeira pesquisa sobre os danos, em larga escala, do cigarro nas células do organismo humano. E os resultados são impressionantes.
Segundo a investigação feita pelo Laboratório Nacional de Los Alamos (Estados Unidos), quem fuma um maço de cigarro diariamente realiza 150 mutações a mais em cada célula do pulmão em relação aos pacientes de câncer que não fumam. Um dos autores do artigo publicado na Science, Ludmil Alexandrov, diz que: “Até agora, nós tínhamos um amplo volume de evidências epidemiológicas que ligavam o fumo ao câncer, mas agora podemos de fato observar e quantificar as alterações moleculares causadas pelo cigarro no DNA“.
Fumar provoca tumores no corpo devido a mudanças celulares nos tecidos em contato, direta ou indiretamente, com a fumaça do cigarro.
Os cientistas conseguiram identificar os mecanismos que fazem o cigarro realizar mutações no DNA dos fumantes, o que acaba causando o câncer. Para se chegar a esse resultado, computadores analisaram o genoma de mais de 5 mil amostras celulares com câncer.
Como era de se esperar, as mais altas taxas de mutações ocorreram nas células pulmonares, mas outras partes do corpo sofreram, também, mutações associadas ao cigarro, o que explica a sua relação com diferentes tipos de tumores. Os resultados da pesquisa apresentaram as seguintes mutações:
150 a mais nas células do pulmão,
97 na laringe,
39 na faringe,
23 na boca,
18 na bexiga e
6 em todas as células do fígado.
Alexandrov explica que: “Fumar cigarros danifica o DNA em órgãos diretamente expostos à fumaça, além de acelerar o relógio celular que controla as mutações nas células, afetando assim órgãos direta e indiretamente expostos à fumaça”.
Mais uma comprovação que mostra que fumar causa mais mal à saúde do que já sabíamos, o que reforça o quanto é fundamental para a saúde e para a vida parar de fumar.
POR QUE O CIGARRO É MAIS PERIGOSO DO QUE HÁ 50 ANOS? VEJA O QUE ESTÁ POR TRÁS DA SUA INDÚSTRIA
CIGARRO MATA! MAS NÃO APENAS QUEM FUMA, QUEM O PRODUZ TAMBÉM
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER