O vinho tinto ajuda a neutralizar os danos do tabagismo. Esta é a mais recente descoberta que vem da Alemanha, onde um grupo de pesquisadores descobriu que beber um copo de vinho tinto antes de fumar um cigarro, ajuda a reduzir os danos vasculares que o fumo causa.
O estudo publicado no American Journal of Medicine, foi realizado pela University of Saarland – Alemanha e concluiu que o consumo moderado de vinho tinto está associado a um menor número de eventos cardiovasculares. Os méritos seriam dos fenóis contidos no vinho, que ajudariam a proteger as artérias dos efeitos nocivos do tabagismo.
Antes de acender um cigarro, dar um de gole de vinho tinto. Esta seria a nova recomendação médica?
Absolutamente não. O estudo não é um convite para beber e menos ainda para fumar, mas sim uma espécie de “indicação” para quem é “fumante ocasional”.
O ESTUDO – Os pesquisadores examinaram os efeitos do fumo em vários processos bioquímicos do sangue e nos vasos sanguíneos de 20 pessoas não-fumantes saudáveis que se consentiram a fumar 3 cigarros.
Metade dos participantes bebeu vinho tinto uma hora antes de fumar, para um teor total de álcool nos vasos sanguíneos de 0,75%.
Foram coletadas amostras de sangue e de urina antes e depois dos participantes terem bebido ou fumado e descobriu-se que nos “bebedores-fumadores” não se verificaram alterações celulares nocivas provocadas pelo fumo. Ou seja, não se verificou a liberação de micropartículas no sangue, que normalmente indicam a danificação de um vaso.
Tais conclusões, no entanto, não querem ser um convite a comportamentos pouco saudáveis como beber e fumar.
“Este estudo identifica os mecanismos adequados para a exploração dos danos e para a proteção dos vasos sanguíneos em seres humanos, moldando o caminho para futuros ensaios clínicos”, diz a coordenadora do estudo, Viktoria Schwarz.
O objetivo da pesquisa, em suma, foi avaliar os efeitos agudos do consumo de vinho tinto antes de um cigarro por aqueles que fumam ocasionalmente, e em pessoas saudáveis.
Disseram ainda os pesquisadores que, uma vez que o estudo tenha incidido sobre jovens e fumantes não habituais, não se sabe se estes mesmos efeitos seriam estendidos àqueles que fumam regularmente e que estão mais à frente com a idade.
Portanto não é o caso de usar a pesquisa como desculpa para beber e fumar. Existe uma infinidade de pesquisas que atentam para os riscos do tabagismo e do alcoolismo para a saúde. Fumar, além do mais, faz mal ao bolso. Veja abaixo o quanto você economizaria deixando de lado esse vício horrível.
Leia aqui: SABE O QUANTO VOCÊ GASTA COM CIGARRO?
ÁLCOOL FAZ MAL EM QUALQUER QUANTIDADE, DIZEM PESQUISAS
POR QUE O CIGARRO É MAIS PERIGOSO DO QUE HÁ 50 ANOS? VEJA O QUE ESTÁ POR TRÁS DA SUA INDÚSTRIA
O QUE ACONTECE EM SEU CORPO QUANDO VOCÊ PARA DE FUMAR? DE 20 MINUTOS A 15 ANOS
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER