Índice
Quem se preocupa com a saúde ou com a estética provavelmente já ouviu falar da drenagem linfática e seus impressionantes benefícios. Com efeitos a curto e a longo prazo, a drenagem linfática caiu no gosto popular daqueles que procuram por resultados expressivos, trazendo melhorias para o organismo como um todo.
A drenagem linfática nada mais é do que uma técnica de massagem ou terapia corporal utilizada para facilitar a circulação da linfa e também a sua expulsão do organismo. Embora o sistema linfático seja conhecido desde 450 a.C pelas observações de Hipócrates, somente em 1892 a drenagem linfática manual começou a se popularizar pela humanidade.
A drenagem linfática manual deve sempre ser realizada por um profissional qualificado. Aqui veremos como realizar a drenagem linfática simples, feita no conforto de nossa casa.
Por facilitar a circulação e eliminação da linfa, a drenagem linfática pode trazer os seguintes benefícios:
• Ativação da circulação sanguínea
• Redução da retenção de líquidos
• Relaxamento corporal
• Combate à celulite
• Melhora de quadros de inchaço
• Melhora o aspecto da pele
• Redução de stress e tensão
• Redução de líquidos do corpo em geral
É possível realizar a drenagem linfática simples em casa. Obviamente, orienta-se buscar pela opinião de um médico ou profissional de saúde antes de praticar. Você precisará de um ambiente calmo, livre de incômodos externos e que não haja nenhuma distração (gente chegando, saindo, falando e etc.).
Fonte foto
Na posição 1 conforme na imagem, use os dedos (pode ser o indicador e o médio) para esticar a pele para cima na direção da axila. Repita 5 vezes
Na posição 2, faça um movimento suave com a mão toda para esticar a pele para o lado que não esteja inchado, devagar. Repita 5 vezes. Faça o mesmo movimento na posição 3
Depois que fizer na posição 3, repita com a outra mão na mesma posição (3) e repita nas posições 4 e 5.
Fonte foto
Este exercício serve para tratar o inchaço de uma ou duas pernas.
Na posição 1 do mesmo lado em que está a perna afetada, use os dedos para esticar a pele gentilmente para dentro da axila. Deixe a mão plana. Repita 5 vezes
Repita o mesmo movimento nas demais posições (2,3 e 4), sempre pressionando e puxando a pele levemente em direção interna para a axila. Cada posição deve ser repetida 5 vezes antes de partir para a próxima.
Fonte foto
Este exercício é capaz de aliviar o inchaço de braços e pernas ao mesmo tempo.
Coloque os dedos das mãos nos dois lados do pescoço na posição 1
Mova-os gentilmente em direção descendente na parte posterior do pescoço e repita 10 vezes na posição 1, 2 e 3
Quando estiver na posição 4, faça um movimento gentil e suave na frente do pescoço em direção à clavícula. Deve ser repetido 5 vezes.
Para que a drenagem linfática seja realizada, é importante a orientação de um médico ou profissional equivalente que esteja regulamentado. A estimulação e ativação das linfas depende de supervisão profissional. Portanto, antes de iniciar qualquer tratamento com drenagem linfática de forma deliberada, busque por opinião de um profissional qualificado.
DORMIR SOBRE O LADO ESQUERDO DO CORPO: TODOS OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
RETENÇÃO DE LÍQUIDOS: LEIA ESTAS 6 DICAS!
VEJA COMO O CÉREBRO E O SISTEMA IMUNOLÓGICO ESTÃO CONECTADOS
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER