A hipocondria é um estado psíquico que leva uma pessoa a acreditar que padece de uma doença grave. Vítima desse estado mental, a pessoal fica obcecada analisando o próprio corpo e descrê de diagnósticos médicos.
Muitas pessoas saudáveis procuram médicos e hospitais dizendo que têm uma doença grave. Como não recebem o diagnóstico que esperam, duvidam de exames e laudos médicos que não apontam qualquer problema de saúde, o que leva essas pessoas a recorrem a outros profissionais. Quando a pessoa entra nesse ciclo, a doença real que aparece é a hipocondria.
A hipocondria pode vir associada ao transtorno obsessivo-compulsivo e à ansiedade, fazendo com que o sujeito hipocondríaco muitas vezes necessite de ajuda especializada. Em alguns casos, o sujeito toma medicamentos sem precisar deles, levando-os a sentirem-se felizes por causa do suposto alívio que eles provocam. Por isso, é comum um quadro de depressão profunda entre pacientes que pensam ter muitas doenças.
De acordo com a BBC, uma pesquisa publicada no BMJ Open indica que a ansiedade é um fator de risco para o desenvolvimento da hipocondria.
Pesquisadores noruegueses analisaram “níveis” de preocupação em 7 mil pessoas pelo período de dez anos. O risco de uma ataque cardíaco ou crise de angina durante o monitoramento cardíaco dos pacientes ocorreu em 234 (3,3%) dos sujeitos. Além disso, quanto maior o nível de ansiedade, maior o risco de desenvolver uma doença cardíaca.
Quem sofre excessivamente com a saúde deve procurar ajuda especializada. Se esse é o seu caso ou de alguém conhecido, comece buscando ajuda psicológica. A terapia ajuda o paciente a lidar com os sintomas físicos que sente e a reduzir a preocupação e o pensamento obsessivos.
Talvez te interesse ler também:
MUITO PREOCUPADO COM A SAÚDE? SERÁ QUE VOCÊ TEM HIPOCONDRIA?
REMÉDIOS CASEIROS SIMPLES E EFICAZES CONTRA A ANSIEDADE
ANSIEDADE E ESTRESSE: 3 SIMPLES (MAS PODEROSOS) TRUQUES PARA COMBATÊ-LOS
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER