O paracetamol é um princípio ativo e o nome genérico dado ao medicamento comercial Tylenol, um analgésico e antipirético muito usado por nós. É também conhecido como acetaminofeno.
Entretanto, uma pesquisa científica indica que esse medicamento responsável por tirar a dor, tira também o prazer e pode deixar as pessoas insensíveis às emoções, tanto positivas quanto negativas.
A pesquisa que chegou a essa conclusão fez um experimento randomizado e controlado com 85 pessoas que tomaram 1.100 miligramas de Tylenol ou placebo. Após uma hora, foram apresentadas a essas pessoas, em ordem aleatória, 40 imagens com temáticas agradáveis, desagradáveis e neutras.
O resultado apresentou que os participantes que tomaram Tylenol estavam 20% menos inclinados a classificar as imagens como sendo muito desagradáveis e 10% estavam inclinados a classificá-las como muito agradáveis, em relação àqueles que tomaram placebo.
Pesquisas anteriores já haviam sugerido que o Tylenol afeta as emoções sociais, porque age na ínsula, região do cérebro que interfere sobre elas. Geoffrey R. O. Durso, doutorando de Psicologia da Universidade Ohio, diz que o estudo, publicado na revista científica “Psychological Science“, não pretende dar conselhos sobre o uso de paracetamol, mas que essas diferenças, embora modestas, foram obtidas em um ambiente controlado. Ele alerta que é importante o aconselhamento médico para usar o paracetamol no controle da dor, conforme matéria do UOL.
Além disso, o uso prolongado de paracetamol pode aumentar os riscos de AVC, ataque cardíaco, úlceras e hemorragias.
Por isso, tenha sempre em mente que, ao usar qualquer medicamento, é preciso saber das reações adversas que ele pode provocar e da importância de se consultar um médico. E lembre-se: uma vida saudável é a melhor prevenção para qualquer mal.
PLANTAS QUE PODEM SUBSTITUIR O PARACETAMOL E O IBUPROFENO
CORTISONA: 5 ALTERNATIVAS NATURAIS
CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER