Índice
Quem nunca sentiu formigamento, principalmente nas extremidades do corpo? Embora possa ser absolutamente inofensiva essa sensação, em alguns casos, é preciso estar atento ao sinais do corpo, porque o formigamento pode estar relacionado a alguma doença grave.
Mas o que é um formigamento? O neurologista André Felicio explica que se trata de uma “sensação sem estímulo” ou “parestesia”, isto é, uma pessoa sente o formigamento sem que tenha havido um estímulo mecânico local.
O formigamento pode estar relacionado a causas neurológicas parestésicas que acometem os nervos, estruturas do nosso corpo que carregam informações da periferia para o sistema nervoso central (SNC) e do SNC para a periferia. Algumas doenças têm relação com a manifestação dos nervos, como diabetes, problemas renais, distúrbios da tireoide e deficiências de vitaminas e doenças inflamatórias, como vasculites (inflamação dos vasos).
Se os formigamentos não acontecem com frequência, provavelmente não indicam uma doença, mas, se eles são constantes, deve-se procurar orientação médica para investigar a sua causa. As regiões onde são mais comuns aparecerem os formigamentos são mãos, pés, pernas e braços.
Veja, a seguir, algumas possíveis causas do formigamento:
– Ficar na mesma posição por um longo tempo.
– Lesão em um nervo.
– Pressão sobre os nervos espinhais, como consequência de uma hérnia de disco.
– Ter níveis anômalos de cálcio, potássio ou sódio no organismo.
– Carência de vitaminas, principalmente de vitamina B12.
– Consumo de bebidas alcoólicas e/ou de tabaco, pois o chumbo gera danos aos nervos.
– Mordidas de animais e picadas de insetos, carrapatos, ácaros e aranhas.
– Uso de certos medicamentos.
Dentre as doenças que podem apresentar como sintoma o formigamento estão:
O diabetes se manifesta quando os níveis de açúcar no sangue aumentam. Um dos sintomas mais comuns da doença é o formigamento como sinal de fluxo sanguíneo insuficiente. Deve ser tratada para evitar a formação de gangrenas.
O formigamento é um dos primeiros sinais dessa doença, que pode ser ainda mais incômodo quando ocorre a sensação de ardor. Isso acontece devido à insuficiência de fluxo sanguíneo nas pernas e mãos e a problemas no sistema nervoso.
Essa enfermidade, que está relacionada ao consumo de tabaco, se manifesta por uma dor provocada pela falta de fluxo sanguíneo. Uma constante dormência nas mãos e nos dedos é sentida pela pessoa. Em casos mais graves, pode até causar uma gangrena.
É comum, quando uma pessoa tem algum problema circulatório, sentir formigamento. Isso pode ocorrer em casos de a pessoa estar com fadiga e exaustão nervosa. Se o formigamento aumentar, pode ser sinal de algo mais grave.
Se os formigamentos tornarem-se constantes, um médico deve ser procurado.
DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS
14 ALIMENTOS LIMPADORES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
CUIDADO COM OS JEANS APERTADOS! ELES PODEM DANIFICAR A CIRCULAÇÃO E OS NERVOS
DOENÇA DE CROHN PODE TER COMPLICAÇÕES FATAIS → SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Fontes: melhorcomsaude, minhavida
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER