Índice
Jin Shin Jyutsu é uma técnica japonesa antiga que permite encontrar energia para o nosso corpo através da pressão e da massagem dos dedos. É uma ferramenta poderosa para aumentar a consciência do corpo e pode representar, de acordo com a tradição oriental, uma técnica de autocura.
A massagem dos dedos é baseada na ideia de que, em cada um de nós existe uma energia vital que é parte da energia universal infinita. Esta energia flui através de diferentes níveis do corpo e, quando existe harmonia, flui livremente, sem obstáculos.
A pressão e a massagem nos dedos facilitam o fluxo da energia natural. O objetivo desta técnica é criar um caminho que nos permita recuperar a nossa harmonia e o equilíbrio da nossa energia. O desequilíbrio energético é causado seja por doenças físicas ou por problemas emocionais, como a ansiedade e a preocupação.
O método baseia-se num conceito muito simples: cada ponto dos dedos corresponde a um órgão ou a uma parte do nosso corpo e cada órgão está associado a uma emoção específica.
Nesta técnica você massageia suavemente os dedos e as áreas das mãos que estão relacionadas com os órgãos e emoções sobre as quais queremos intervir.
Para implementar esta técnica, o conselho é massagear cada dedo durante três minutos, trazendo a nossa consciência durante a massagem no “aqui e agora”.
O polegar simboliza os braços e o estômago. As emoções ligadas ao estômago são a ansiedade e a depressão. Os sintomas que nos ajudam a identificar essas condições são nervosismo, dores abdominais e de cabeça.
O dedo indicador está ligado aos rins e à bexiga. As emoções que prevalecem são confusão e medo. Para identificar se estamos passando por estas condições, os sintomas mais comuns são problemas com o sistema digestivo, dores nas costas e de dentes.
O dedo médio representa o fígado. Como você já deve saber, o fígado é o órgão vinculado à raiva. Os sintomas frequentes são enxaqueca, problemas de visão e fadiga frequente.
O dedo anular é o dedo da mão que se conecta ao cólon e ao pulmão. Emoções e estados de espírito neste caso são o pessimismo, a tristeza, dores e sofrimento. Os sintomas são distúrbios digestivos, asma e problemas respiratórios.
Não se esqueça da importância do dedo mínimo. Na verdade, o menor dedo da mão está ligado ao coração e ao intestino delgado. Uma massagem no dedinho pode ser útil para encontrar alívio para os problemas que envolvem estes órgãos. Do ponto de vista emocional, o dedo mínimo está relacionado com a tendência a fingir e ocultar a verdade.
A pressão e a massagem dos dedos é um exercício muito relaxante pode ser praticado todos os dias durante 15 minutos.
Massageie cada dedo por 3 minutos na parte da manhã ou à noite. O conselho é para massagear a mão esquerda de manhã e a mão direita na parte da noite.
Você pode combinar esta técnica com Yoga e meditação para atingir os benefícios do relaxamento na mente e no corpo.
Talvez te interesse ler também:
PRONTO-SOCORRO DOS DEDOS: POSTURAS CURATIVAS PARA TODAS AS HORAS
ÓRGÃOS E EMOÇÕES: A QUE EMOÇÃO CADA ÓRGÃO CORRESPONDE?
O QUE AS ESPINHAS NO ROSTO TÊM A DIZER SOBRE A TUA SAÚDE?
Fonte fotos: senderosaludable
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER