Índice
Nesse clima descontrolado, e não por culpa dele mas, sim, nossa, os resfriados estão na ordem do dia. Aqui deixamos para vocês 10 receitas antigas, caseiras, daquelas que a vovó fazia, que são ótimas para quando a gente se sente gripado (que é quando a gente está resfriado porque gripe, bem, essa é uma virose braba, hoje em dia, como sabemos).
O gengibre deve ser cozinhado por pouco tempo, em fogo lento, só até ferver. Junte um pauzinho de canela que você já vai colocar junto com o gengibre (também pode-se usar uma pitada de canela em pó, que você vai por depois da fervida do gengibre na água).
Abafe uns 10 minutos e acrescente o suco de meio limão para um litro de água.
Este chá é termogênico, faz seu corpo reagir ao frio. O gengibre, a canela e o limão têm efeito descongestionante nasal e também anti-inflamatório. Você vai se sentir bem melhor. Mas, depois de tomar esse chá não saia à rua, não tome friagem, senão só vai piorar.
Leia mais:
GENGIBRE: PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS
GENGIBRE: TODAS AS PROPRIEDADES E VÁRIOS MODOS DE USÁ-LO
Coloque uma panela grande de água para ferver. Quando levantar fervura, pingue na água óleo essencial de Melaleuca, Eucalipto, Capim-santo, Sálvia ou Gerânio (use um óleo de cada vez, observe a resposta do seu corpo. Não misture mais do que três óleos). Bastam poucas gotinhas (2, 3, 4, 5 até 10, no máximo – cada pessoa tem a sua sensibilidade específica e precisa de mais ou de menos).
Ponha uma toalha grande sobre a cabeça e se debruce sobre a panela fervente – cuidado para não se queimar! Você deverá aspirar, por alguns minutos, os vapores aromáticos quentes até sentir que seu nariz descongestionou.
Essa receita também vai reduzir o ronco dos que estão resfriados, pode ter a certeza disso!
Leia mais:
PARA DE RONCAR, PELO AMOR DE DEUS
ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO
Amasse um dente de alho com uma colher de mel, o suco de um limão e água quente – isso dá para uma xícara de chá. Você deverá beber 2 a 3 xícaras por dia.
Leia mais: O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA
É fácil de fazer. Abra uma cebola e corte uma fatia em tirinhas, jogue tudo num copo de água e “bata” com um garfo. Tome um golinho. Depois de um tempo, bata com o garfo de novo, tome outro golinho. “Bater com o garfo” potencializa a mistura que é, nada mais nada menos do que o líquido da cebola, o ardido, que vai se dissolvendo na água. É excelente para o sistema imunológico e para tosses, em geral.
A água de cebola pode ser dada também para bebês, crianças de qualquer idade, na colherinha, na mamadeira, enfim. E você também pode juntar um pouco de mel, para disfarçar o gosto da cebola, e para ficar mais rica.
Experimente também:
RECEITA DE XAROPE DE CEBOLA E MEL CONTRA TOSSE E RESFRIADO
Um óleo balsâmico que você pode usar em massagens no peito e nas costas para aliviar a tosse, o mal estar e o soltar o catarro. Para esta receita, você pode usar azeite de oliva, e terá um óleo líquido mas, se preferir um bálsamo mais grosso então use óleo de coco ou manteiga de karitê.
Você precisará de meia xícara de óleo (120 ml) e 15 gotas de óleo essencial de eucalipto (lavanda, sálvia ou gerânio também são adequados) e um pote de vidro que feche hermeticamente (para não perder o aroma). Basta misturar bem e usar, quantas vezes quiser. Mas antes, teste o óleo essencial na parte interna de seu pulso para descartar qualquer reação alérgica.
Leia mais:
CONHEÇA OS FANTÁSTICOS BENEFÍCIOS DO BÁLSAMO
LAVANDA, ALFAZEMA – ALGUNS USOS CURATIVOS
Isso é bem coisa de avó e olha que ajuda muito. Encha uma garrafa de água quente, embrulhe numa toalha e sente-se com ela ao peito, ou nas costas. É tiro e queda. Ah, e não esqueça de calçar meias, claro.
Se você tiver banheira em casa, aproveite para preparar um sal de banho que ajuda o corpo a se libertar do mal-estar do resfriado.
A receita é fácil, basta misturar, num prato ou pote de vidro, o sal de epsom (1 copo) com óleos essenciais de eucalipto, lavanda e hortelã (3 gotas de cada), misture bem.
Encha sua banheira de água quente até a metade, junte de 2 a 3 colheres de sopa do sal de banho assim preparado, acabe de encher a banheira, entre dentro e relaxe. Mas, não vale ficar lá mais de 20 minutos e, se você tiver pressão baixa, tenha cuidado ao sair da banheira pois, o banho de imersão abaixa ainda mais a pressão arterial.
Quando a garganta está inflamada, nada melhor do que fazer gargarejos com água e sal, vinagre e sálvia.
Você vai precisar de: 1 copo (240 ml) de vinagre de maçã, 4 colheres de sopa de folhas de sálvia secas ou 8 colheres de sopa de folhas de sálvia fresca, 1 colher de chá de sal, 1 copo (240 ml) de água e 1 frasco de vidro (meio litro) com tampa.
Ferva a água, jogue as folhas de sálvia, abafe uns 10 minutos, coe a infusão, deixe esfriar, misture com o vinagre de maçã. Use para fazer gargarejos, 2 a 3 vezes ao dia. Não fará mal se você engolir. Esta infusão, guardada na geladeira em pote bem fechado, aguenta uma semana sem estragar.
Leia mais:
8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA
GARGANTA INFLAMADA: 10 REMÉDIOS NATURAIS
Em fogo baixo ferva um copo de água com 2 colheres de gengibre fresco picado ou ralado. Depois de ferver, junte 120 g de açúcar e cozinhe até engrossar (ponto de calda). Se for usar mel em vez de açúcar, então não cozinhe para não perder as qualidades do mel, que já é denso, no ponto certo.
Leia mais: 10 RECEITAS DE CHÁ DE GENGIBRE: QUENTE E GELADO
Faça um chá de gengibre, abafe uns 10 minutos. Junte uma colher de mel e o suco de um limão. É excelente para descongestionar o nariz, aliviar a garganta e, de quebra, ótimo para levantar o seu sistema imunológico.
Talvez te interesse ler também:
CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS
XAROPE DE MEL – FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA
20 ALIMENTOS E ERVAS QUE SÃO VERDADEIROS ANTIBIÓTICOS NATURAIS
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER