O colesterol, aquela fatídica gordura que a gente luta para baixar, é produzido por nós mesmos, pelo figado, para cobrir algumas necessidades básicas do corpo humano, você sabia disso? Entenda melhor a questão do colesterol e encontre soluções alternativas para equilibrar o seu com caminhadas, mais verduras, menos gorduras e, principalmente, menos estresse.
Sim, podemos ingerir colesterol, gorduras, lipídios, pela nossa alimentação mas, na verdade, essa ingesta não ultrapassa os 30% do total que passeia pelo nosso corpo. Isso porque o fígado produz os 70% predominantes, à razão de 20 a 25 % de colesterol por dia.
1. Uma das suas funções mais importantes é na síntese e conservação das membranas celulares que formam todo nosso corpo. Quer dizer, sem colesterol não somos nada, literalmente nada.
2. O colesterol também é o precursor na síntese da vitamina D e de vários dos nossos hormônios, inclusive dos sexuais como progesterona, testosterona e afins.
3. Também já se sabe que o colesterol atua como antioxidante, quer dizer, ele protege as células contra os tais radicais livres, que são moléculas com elétrons desgarrados, que podem provocar inúmeros danos ao nosso organismo.
4. E mais, o colesterol atua na produção da bílis que é um fluido produzido pelo fígado que se armazena na vesícula biliar e é fundamental para a digestão das gorduras que ingerimos com a alimentação.
5. Mas também o colesterol é fundamental para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis, dentre essas, as vitaminas A, D, E e K. E todos sabemos o quanto as vitaminas nos são necessárias para uma vida saudável.
6. Também é o colesterol que reduz a permeabilidade da membrana plasmática para os íons de hidrogênio e sódio, atua na transmissão dos processos celulares e condução nervosa para além de que, sem ele, não teríamos a bainha de mielina que protege nossos nervos. E também é o colesterol que faz com que as membranas das nossas células sejam mais resistentes, mais firmes.
7. Agora, saiba você que o colesterol é absolutamente necessário para a função correta dos receptores de serotonina no cérebro. Quer dizer, não adianta nosso intestino estar limpinho e funcional, produzindo toda a serotonina de que é capaz se nosso cérebro não consegue captar a sua existência. Teríamos uma abundância de serotonina mas não seus bons efeitos, ou seja, prazer e bem-estar.
Leia aqui sobre a serotonina: CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE TE DEIXAM MAIS FELIZ
E também, sobre o intestino: INTESTINO E DEPRESSÃO: UMA QUESTÃO DE LIMPEZA
O corpo humano produz o colesterol de que precisa o que depende da idade, sexo e fatores genéticos. Mas sempre produziremos, mais ou menos, o colesterol que precisamos e, com a alimentação deveremos complementar, em função da idade, saúde, e outros fatores externos, a taxa normal, fundamental para o bom funcionamento bioquímico do nosso organismo. Complementar mas não sobrecarregar, ultrapassar a taxa.
Leia aqui: 20 DICAS PARA BAIXAR O COLESTEROL RUIM
Então, aí é que está a questão: não é mal o colesterol, é necessário, fundamental. O que é mal é o desequilíbrio entre HDL e LDL, respectivamente conhecidos como colesterol bom e colesterol mau. E esse desequilíbrio pode acontecer por motivos tais como estresse, problemas hepáticos, renais, herança genética, e outros tantos. Leia aqui este artigo se quiser entender mais a fundo.
Saiba então quais são as situações consideradas como fatores de risco para ter colesterol elevado e desequilibrado: fumar demais, ingerir gorduras saturadas demais (aquelas que são duras à temperatura ambiente: manteiga, queijos, banha de porco, margarina, gorduras da carne de vaca, óleo de palma, óleo de coco. Estas não devem ultrapassar os 10% do total da nossa alimentação diária. Então, o que é preciso é alterar, de forma significativa, a base da nossa alimentação.
Leia aqui: 14 ALIMENTOS LIMPADORES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
Outros fatores de risco são o sedentarismo, a obesidade, a hipertensão arterial, a diabetes e a herança genética (famílias com histórico de problemas cardíacos são problemáticas quanto ao nível de colesterol).
Talvez te interesse ler também:
CASTANHA DE CAJU: UM ANTIDEPRESSIVO NATURAL
COLESTEROL ALTO: UM PRATO DE CEVADA OU AVEIA PARA ABAIXÁ-LO
AÇAÍ REDUZ COLESTEROL MAU E AJUDA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER