Índice
A popularmente conhecida água oxigenada nada mais é do que peróxido de hidrogênio (H2O2). Este composto químico é extremamente poderoso e tem diversos usos. Trataremos aqui fundamentalmente dos usos da água oxigenada de 10 volumes, tais como clareamento, limpeza e etc., veremos também o que é e como funciona.
Possivelmente você já saiba que a fórmula química da água comum é H2O (ou seja, dois átomos de hidrogênio e apenas 1 de oxigênio), porém talvez ainda não tenha tido tempo de se atentar que a água oxigenada é H2O2, significando que além dos dois átomos de hidrogênio, há também dois átomos de oxigênio. Ou seja, em termos químicos, a diferença entre a água comum e a oxigenada é o átomo adicional de oxigênio, daí o termo “oxigenada”.
Embora já seja usada tradicionalmente para alguns fins por muitos, não é comum encontrar alguém que conheça os mais diversos usos da água oxigenada no lar. Aqui iremos abordar basicamente a água oxigenada de 10 volumes, pois além de ser a mais segura, é por si só eficiente nos usos que indicaremos e pode ser facilmente encontrada em supermercados e farmácias.
Na maioria das residências as escovas de dentes ficam expostas. Por não ser geralmente um ambiente muito grande, tudo dentro de um banheiro é muito próximo (privada, pia, chuveiro e etc.), favorecendo que tudo que nele haja seja facilmente contaminado pela bactéria E.Coli em casos de costumeira falta de higiene.
Em contrapartida, porém, uma forma muito eficiente de higienizar a escova para evitar que ela seja um habitat de bactérias, é através da utilização de água oxigenada. Para tal, basta um copo com ½ medida de água comum para ½ medida de água oxigenada. Colocamos a escova de dentes mergulhada lá por algumas e depois a enxaguamos com água comum. A escova de dente estará limpa, clara e higienizada.
Assim como as escovas de dentes, as tábuas que utilizamos para cortar os alimentos costumam agregar restos de ingredientes e, consequentemente, bactérias. Uma forma prática de efetuar a limpeza da tábua de alimentos é derramar água oxigenada sobre ela e deixá-la desta forma por alguns minutos. Após algum tempo em contato com a substância, basta um enxague para voltar a utilizar a tábua normalmente.
Outro uso muito eficiente da água oxigenada é no clareamento de manchas de roupas brancas. As manchas, aliás, são os maiores inimigos de quem gosta de roupas brancas, pois não há sabão em pó que seja capaz de eliminá-las.
A água oxigenada, por sua vez, demonstra um incrível poder de eliminação de manchas em roupas brancas. É necessário apenas derramar um pouco de água oxigenada sobre a mancha da roupa e aguardar cerca de 1 hora e meia. Em seguida, basta lavar a roupa normalmente e ela estará como nova, mostrando que este é um dos usos mais gratificantes da água oxigenada.
Justamente pelo átomo a mais de oxigênio, a água oxigenada é uma substância que reage quimicamente em contato com outras substâncias. A mera exposição à luz é capaz de fazer com que a água oxigenada perca seus usos, por isso em geral os frascos vendidos são opacos.
Embora seja muito comum ouvirmos dicas de usos da água oxigenada na própria pele, cabelos ou corpo em geral, não aconselhamos que isso seja feito no corpo de maneira aleatória. A água é uma composição química instável graças ao átomo adicional de oxigênio, por isso deve ser utilizada com cautela.
Talvez te interesse ler também:
MANCHAS NA PELE: 10 TRUQUES E REMÉDIOS NATURAIS
SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER