Índice
Dores musculares, infecções e outros tratamentos são tratados com o auxílio de anti-inflamatórios, não é mesmo? Sem dúvidas, muita gente recorre a estes medicamentos por serem eficientes no combate a dor, mesmo que de forma paliativa. Entretanto, se utilizados continuamente, anti-inflamatoórios podem provocar efeitos colaterais severos.
O que poucos médicos indicam e conhecem é o poder dos alimentos, que contém elementos anti-inflamatórios e que podem auxiliar o organismo a se recuperar de uma crise, de forma natural, praticamente sem contraindicação.
Esses alimentos são responsáveis, portanto, por uma desinflamação mais completa do organismo, sendo muito indicados para o público em geral, que não precisará depender de drogas anti-inflamatórias por períodos longos, por conta de uma recuperação mais acelerada. Desse modo, haverá menos riscos de efeitos colaterais.
Preparamos uma lista com algumas indicações de alimentos com potencial para proteger o organismo, para que você os inclua em sua dieta. Acompanhe:
O poder anti-inflamatório dessas frutinhas reside nas antocianinas. Esse elemento é responsável por reduzir danos de radicais livres ao organismo e, além disso, promove inibição de enzimas do tipo ciclo-oxigenase – que são capazes de intensificar inflamações – com efeito mais intenso do que em comparação a muitas outras drogas específicas de combate às inflamações.
É repleta de curcumina, também uma poderosa substância anti-inflamatória. Certos países, por conhecer as vantagens do consumo de cúrcuma, vendem cápsulas com o tempero, para consumo como suplemento.
No caso deste fruto, são diversas as características que são capazes de promover um amplo combate a inflamações. Substâncias como carotenoides, gorduras insaturadas – ômega 3 – e fitoesteróis fazem um intenso trabalho em conjunto, de proteção e combate às inflamações do organismo. O abacate também está associado como alimento importante na prevenção do câncer.
O azeite, à base de oliva, é rico naturalmente em ácido alfalinolénico (ALA), que é um tipo de ômega 3 responsável por combater inflamações. O ideal é consumir azeite em temperatura ambiente, para maiores benefícios de seu consumo.
Trata-se de um alimento muito completo, com funções analgésicas e anti-inflamatórias naturais, além de proteger o estômago contra a ação tóxica que é comum em analgésicos. Tomar chá de gengibre, por exemplo, é uma ótima pedida para indivíduos que sofram de artrite.
Reduz inflamações e também tem função analgésica, por todo o corpo. Isso se deve ao fato de deter boas quantidades de compostos de enxofre em sua composição nutricional.
Rico em enzimas, como papaína e quimopapaína, também têm função naturalmente anti-inflamatória. Trata-se de uma fruta com muitas vitaminas, como a C e a E – que combatem igualmente as inflamações orgânicas.
Também conhecidos como blueberries, contêm um composto, denominado antocianina. Essa é a grande propriedade de combate a inflamações que podemos encontrar nessa fruta, uma das mais reconhecidas por seus benefícios à saúde.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os alimentos naturalmente anti-inflamatórios? Então, não esqueça de consumi-los regularmente!
Talvez te interesse ler também:
10 ALIMENTOS E ERVAS QUE SÃO VERDADEIROS ANTIBIÓTICOS NATURAIS
CORTISONA: 5 ALTERNATIVAS NATURAIS
PLANTAS QUE PODEM SUBSTITUIR O PARACETAMOL E O IBUPROFENO
Fonte foto: freeimages.com
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER