Índice
A pele é um órgão bastante vulnerável às variações ambientais, estilo de vida e ao emocional. Embora alguns distúrbios tenham mais desvantagens estéticas, e não sejam tão graves, eles costumam incomodar bastante quem os tem. É o caso da dermatite seborreica, que, quando em condição severa, afeta a autoestima e a qualidade de vida das pessoas.
No entanto, é importante saber que a dermatite seborreica é um problema relativamente simples e pode ser tratado, inclusive, com produtos naturais, evidentemente, com acompanhamento médico.
Saiba agora mais informações sobre a doença:
A dermatite seborreica é uma inflamação da pele, que causa placas vermelhas, coceira e descamação. Nessa doença, há um excesso de produção de oleosidade, principalmente no couro cabeludo, rosto, região peitoral e costas.
Não é uma enfermidade contagiosa e afeta, principalmente, as crianças menores de 1 ano e os adultos.
A explicação mais aceita a respeito do surgimento da dermatite seborreica é a de que, em algumas pessoas, existe uma predisposição genética que torna a pele mais sensível à presença de um fungo do gênero Malassezia, que se alimenta de restos de pele morta, principalmente em regiões com maior produção de sebo.
Esse fungo faz parte do organismo, de modo geral, mas, quando encontra um organismo mais vulnerável desencadeia a dermatite seborreica.
Lavar a pele com frequência, utilizar água muito quente, o estresse, a fadiga, variações bruscas de temperatura, sono insuficiente e doenças neurológicas também podem ser fatores de risco para o aparecimento da dermatite seborreica.
Um dos principais sintomas da dermatite seborreica é a formação de placas ou crostas nas áreas afetadas, com incidência de coceira, excesso de oleosidade e descamação.
Quando atinge o couro cabeludo produz também a caspa e pode causar, inclusive, perda de cabelo.
Uma vez instalada, a doença tende a se tornar crônica, com episódios de melhora e piora.
O tratamento convencional para a dermatite seborreica inclui usos de shampos específicos, no caso de lesões no couro cabeludo, cremes, pomadas e loções a base de corticoides e antifúngicos.
Embora não exista cura, há como controlar a doença. Evidentemente, apenas um especialista é capaz de orientar qual o melhor tratamento para cada caso.
Problemas de pele podem ter um componente psicológico importante, principalmente, nos casos de estresse.
Atualmente, existem evidências de que muitas doenças de pele têm relação direta com o estado emocional. Entre as principais influências estão o estresse, como mencionado, a depressão, a ansiedade e o transtorno obsessivo compulsivo. Por esse motivo, o tratamento da dermatite seborreica deve ser feito de modo integrado com o trabalho psicológico, quando necessário.
Em casos mais leves e, em paralelo ao tratamento médico convencional, existem formas naturais de tratar a dermatite seborreica. Conheça alguns:
Misture duas colheres (sopa) de óleo de amêndoas e duas colheres (sopa) de azeite de oliva e massageie o couro cabeludo para diminuir os episódios de coceira.
Os óleos de lavanda, eucalipto e camomila misturados em partes iguais podem ser usados para fazer massagens no couro cabeludo. Isso ajuda a aliviar a coceira.
Faça uma pasta com bicarbonato de sódio, água e algumas gotas de azeite de oliva. Passe no couro cabeludo, deixe agir por 30 minutos e enxague.
Junte quatro partes de água morna e uma parte de vinagre de maçã e massageie o couro cabeludo com essa mistura.
Um chá feito com alecrim e três saquinhos de chá de camomila pode ser usado, frio, como enxague do cabelo, após o banho.
Faça uma pasta com água e argila a aplique no rosto, uma ou duas vezes por semana. A argila é reconhecidamente um ótimo produto para tratamento de diversos tipos de problemas de pele, pois absorve a oleosidade excessiva, eliminando as células mortas e as impurezas.
A água salgada costuma melhorar os episódios de coceira de quem sofre com dermatites. Além do fator relax: um banho de mar pode sarar tudo!
Como é possível ver, as causas da dermatite seborreica e das doenças de pele, em geral, variam muito de pessoa para pessoa. Por isso é importante sempre procurar um médico para que ele esclareça e possa orientar corretamente sobre o tratamento mais adequado, seguro e confiável.
LIMPEZA DE PELE CASEIRA: 7 REMÉDIOS CASEIROS PARA UMA PELE PERFEITA
MANCHAS NA PELE: 10 TRUQUES E REMÉDIOS NATURAIS
CONHEÇA 13 REMÉDIOS NATURAIS PARA ACABAR COM A CELULITE
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER