Índice
Sensação de peso na barriga, entupimento, desconforto que promove gases e até dores caminhantes, esses são os sintomas mais característicos da constipação, uma palavra antiga que a gente traduz por “prisão de ventre“. Barriga inchada, distendida, você vai ao banheiro e não consegue evacuar de forma satisfatória? Está constipado ou enfezado, que é o mesmo que “cheio de fezes” e, muito provavelmente, de mau humor também.
Bem, segundo a nossa vida moderna, na qual há oferta diária de alimentos, nossa fisiologia diz que comemos 3 vezes ao dia e evacuamos 1 vez (como a primeira ação do organismo, ao despertar após uma noite de sono).
Claro que há aqueles que comam mais do que essas 3 vezes, que evacuem mais do que uma única vez assim como, também há aqueles que, mesmo comendo diariamente, não evacuam diariamente.
Mas, prisão de ventre mesmo só se define quando você quer evacuar e não consegue – essa é a melhor definição! E, quando essa ocorrência se repete, está na hora de você tomar algumas medidas preventivas para não ter intercorrências negativas depois.
O processo de ficar constipado, enfezado ou com prisão de ventre ocorre em função da redução da motilidade intestinal (movimento que expulsa o bolo fecal) por deficiência de fibras na alimentação, secura do bolo fecal por falta de líquidos na dieta, não formação de um bolo fecal suficientemente pesado por redução drástica da quantidade de alimentos ingeridos.
“Uma dieta rica em fibras associada à ingestão suficiente de líquidos e a movimentação física” (caminhar, pelo menos) é uma solução bastante eficiente para não entrar no processo de constipação.
Mas, a constipação também pode ser decorrência de uma alimentação desequilibrada e, nesse caso, pequenas mudanças de hábito poderão fazer toda a diferença para a sua saúde:
Então, dê uma olhada nesses alimentos abaixo pois, cada um deles é especialmente indicado para uma alimentação que favoreça a evacuação natural e saudável.
Os 9 alimentos fundamentais para evitar a prisão de ventre:
As boas fibras vegetais que estes grãos contêm são importantes para o bom funcionamento intestinal para além de sua riqueza proteica, mineral e vitamínica.
Este tubérculo é muito rico em fibras saudáveis, para além de um alto índice glicêmico. Vale a pena não desperdiçar nem a casca.
Todos os grãos integrais são muito mais ricos em fibras solúveis e minerais portanto, ajudam a regular as funções intestinais.
Ricas em fibras solúveis.
Ricas em fibras e ácidos graxos essenciais..
Os vegetais, em geral, são ótimos aliados na manutenção da saúde intestinal
CONHEÇA 10 FORMAS DE FAZER O SEU INTESTINO FUNCIONAR MELHOR
INTESTINO E DEPRESSÃO: UMA QUESTÃO DE LIMPEZA
RECEITA PARA INTESTINO E CÓLON LIMPOS, A BASE PARA UMA BOA SAÚDE!
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER