O relógio biológico na Medicina Tradicional Chinesa


Na Medicina Tradicional Chinesa, um assunto tão interessante quanto difícil e complicado, acredita-se que cada órgão tenha o seu próprio relógio, ou seja, uma hora em que ele está no seu máximo de funcionalidade. É propriamente naquela faixa horária que a energia (Chi) penetra e circula mais e melhor em determinado órgão.

Um distúrbio ou uma doença que aparece com freqüência (ou sempre) na mesma hora em que a energia é máxima em um determinado órgão, fornece ao especialista indicações muito úteis para entender como diagnosticar e agir em cada caso.

Veja aqui um breve resumo dos órgãos em relação ao seu horário específico.

fonte foto: itu.com.br

3:00-05:00 PULMÃO

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o pulmão é o primeiro órgão a se “levantar”. Responsável por levar a energia – Chi – para todo o corpo e também para direcionar o sangue e, portanto, o oxigênio nos órgãos.

Não é coincidência que este é o melhor horário para meditar. A base da meditação é a respiração lenta e profunda.

5:00-07:00 INTESTINO GROSSO

Este é o melhor horário para esvaziar o intestino, porque é o horário de força máxima nesse órgão e, portanto, a hora em que ele tem uma melhor capacidade de expelir o desperdício do nosso corpo. Nesta hora é ótimo beber água morna.

7:00 – 09:00 ESTÔMAGO

O estômago tem a função de digestão, em especial de proteínas. Nesta hora do dia, quando a energia do estômago está ao máximo, deve-se fazer um abundante café da manhã.

9:00-11:00 BAÇO

O baço é um órgão extremamente importante porque transforma alimentos em energia para todos os órgãos. Se você não tiver feito um bom café da manhã, o baço é incapaz de fazer o seu trabalho bem e você pode ter a energia reduzida. Mas ainda há tempo: este horário ainda é indicado para o café da manhã.

11:00-13:00 CORAÇÃO

Esta é faixa horária do coração na qual deve ser evitado todo tipo de estresse físico. É o momento perfeito fazer uma pausa, almoçar e relaxar. Neste horário é desaconselhável fazer exercício físico intenso e ficar em ambiente muito quente.

13:00-15:00 INTESTINO DELGADO

Esta é uma fase importante, porque se está assimilando o almoço para obter o máximo da energia do que você comeu e, portanto deve-se evitar o trabalho pesado ou mentalmente estressante. A primeira parte desta faixa horária é ainda um um bom momento para se alimentar.

15:00-17:00 BEXIGA

Este é o melhor momento para fazer as coisas mais importantes e difíceis do dia, como estudar e dar o seu melhor no trabalho. Claro, se você estiver bem alimentado e hidratado para seguir o restante da jornada.

17:00-19:00 RINS

Os rins são fundamentais para a medicina tradicional chinesa, são particularmente relacionados à energia. É esse o momento em que começamos a sentir a energia se abaixando, o cansaço chegando. Neste caso, comer algo salgado (não muito) pode estimular os rins em suas funções.

19:00-21:00 PERICÁRDIO

O pericárdio está intimamente relacionado com o coração (anatomicamente é a membrana serosa que o protege), este é o momento ideal para fazer uma prática que ajuda a relaxar e induzir o sono, como a meditação, uma atividade física leve, leitura, etc. Mas também dedicar-se ao convívio e à família. À noite deve-se comer pouco.

21:00-23:00 MERIDIANO TRIPLO AQUECEDOR

O Triplo Aquecedor é considerado um meridiano em Medicina Tradicional Chinesa, que está estreitamente relacionado com vários órgãos e vísceras do corpo, agindo para a proteção e a gestão destes. Durante este tempo (um pouco antes no inverno, e um pouco mais tarde no verão), devemos nos adormecer.

23:00-01:00 VESÍCULA BILIAR

A vesícula está estreitamente ligada ao fígado (horária sucessivo). Neste momento, você precisa dormir, ou então você vai esgotar as reservas de energia nesses dois órgãos.

01:00-03:00 FÍGADO

É fundamental descansar durante este tempo, quando o fígado está em seu mais alto nível de energia e, portanto, ao máximo de sua capacidade desintoxicante para o nosso corpo.

Interessante não é mesmo? Isto foi uma tímida introdução, que não sonha em ser de nenhum jeito, exaustiva…como foi dito no início, a medicina tradicional chinesa é realmente muito complexa.

Talvez te interesse ler também:

‘COCAÍNA AQUÁTICA’: O REMÉDIO NATURAL CHINÊS QUE ESTÁ LEVANDO DUAS ESPÉCIES MARINHAS À EXTINÇÃO

HORÓSCOPO CHINÊS: QUAL É A DIFERENÇA DA CABRA E DA OVELHA?

ÓRGÃOS E EMOÇÕES: A QUE EMOÇÃO CADA ÓRGÃO CORRESPONDE?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Severino Ferreira da Silva
    Publicado em 06/08/2022 às 6:06 pm [+]

    Gosto muito de aprender sobre toda medicina oriental


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...