Índice
Cabelos brancos… os primeiros sinais de envelhecimento… só que não. Embora comumente tendem a ser associados à velhice ou ao passar dos anos, os cabelos brancos são também indicadores muito importantes da nossa saúde e podem ser um dos primeiros “sintomas” de que alguma coisa não está indo bem.
Cada folículo piloso contém o pigmento que dá ao cabelo a sua cor. À medida que envelhecemos, produzimos menos pigmento fazendo aparecer os cabelos brancos, que podem chegar mais cedo ou mais tarde.
Mas, em alguns casos, eles podem indicar algo diferente daquilo que diz a nossa idade biológica.
Aqui vão alguns problemas de saúde que podem ter ligação com os cabelos brancos:
De acordo com um estudo publicado pela Sociedade Europeia de Cardiologia, os cabelos brancos estão ligados a um maior risco de doença cardíaca em homens. Os cientistas partiram do pressuposto de que aterosclerose e cabelos grisalhos podem seguir caminhos biológicos similares, relacionados como a capacidade de reparação do DNA, às alterações hormonais e ao envelhecimento das células.
No estudo, 545 homens foram divididos em grupos de acordo com a presença ou ausência de doença coronária, e ter cabelos grisalhos ou brancos.
Para os cientistas existe uma clara correlação entre a elevada presença de cabelos brancos a uma maior calcificação coronária.
Cada folículo piloso contém um pigmento, a melanina, que dá cor ao cabelo. À medida que envelhecemos, produzimos menos pigmento. Os dermatologistas costumam usar a regra 50-50-50 segundo a qual, geralmente, com 50 anos, 50% da população tem pelo menos 50% de cabelos grisalhos. No entanto, algumas pessoas antecipam o tempo.
“Normalmente, os brancos começam a ficar grisalhos em torno dos 35 anos, os asiáticos pouco antes dos 40 e os africanos com cerca de 45 anos”, diz o Dr. Karthik Krishnamurthy, diretor do Dermatology Center’s Cosmetic Clinic at Montefiore Medical Center em Nova York, e que até mesmo baixos níveis de vitamina B12 e outras vitaminas poderiam causar a perda do pigmento capilar.
Esta ideia também vem a ser confirmada por um estudo realizado em 2013, que encontrou baixos níveis de vitamina D3, cálcio e ferritina sérica no sangue de pessoas cujos cabelos se tornaram grisalhos prematuramente.
Os folículos pilosos produzem pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio, um produto químico utilizado durante décadas por ser um modo barato de clarear o cabelo.
No entanto, se houver uma acumulação de peróxido de hidrogênio, a cor do cabelo pode começar a desaparecer.
Um outro estudo realizado em 2013 e publicado na Dermatology Online revelou que fumantes têm 2,5 vezes mais chances de ter cabelos grisalhos prematuramente do que os não-fumantes. Além disso, o tabagismo também pode causar calvície ou antecipar seu comparecimento.
Para tingir os cabelos brancos de uma forma natural, leia:
CHÁ DE ERVAS PARA DISFARÇAR OS CABELOS BRANCOS
CABELOS NATURALMENTE CASTANHOS USANDO NOZES (CASCA E FOLHAS)
HIBISCO: COMO TINGIR O CABELO DE VERMELHO USANDO ERVAS NATURAIS
HENNA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TINGIR SEUS CABELOS DE UMA FORMA NATURAL
Um estudo publicado em 2016 encontrou o exato gene responsável pelos cabelos grisalhos. Neste caso não há nenhuma ligação com a saúde ou com a presença de doença, mas a cor “cinza” seria apenas uma “herança de família.”
Leia mais sobre:
Talvez te interesse ler também:
Estresse e cabelo branco: mito ou verdade? O que diz uma nova pesquisa
10 remédios naturais (máscaras) para cabelos quebradiços
Como evitar os cabelos brancos de formas naturais
Por que os cabelos ficam grisalhos? A nova teoria
Cabelos brancos: tudo o que você queria saber
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER