Índice
Todos nós sabemos que uma boa noite de sono é valiosa! Ainda mais hoje em dia, que temos uma vida tão atarefada e vivemos em cidades barulhentas. Tudo isso tem acarretado distúrbios de sono em muita gente. Quando temos uma má noite de sono, sabemos que teremos de enfrentar um leão durante o dia.
Alguns aspectos podem ajudar a termos uma boa noite de sono, como um bom colchão, uma cama limpa, o escuro e o silêncio necessários para acalmar o nosso corpo, um travesseiro confortável e até a ausência de ondas eletromagnéticas, que, sem percebermos, podem perturbar o nosso sono.
Qual foi a ultima vez que você acordou e disse “Uau! Eu dormi bem essa noite! Me sinto ótimo!”?. Pois se você se sente assim todas as noites, saiba que você é um felizardo, pois tal raridade é comparável a ganhar na loteria, segundo um estudo inglês, publicado na revista científica Sleep Journal, comparou, em libras, o valor do sono.
Os cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, afirmam que, quando temos um período diário de repouso ótimo, há uma melhora direta na nossa saúde e felicidade. Por isso, devemos dormir bem todas as noites para prolongarmos esse sentimento de satisfação, como se ganhássemos na loteria.
O experimento analisou 30.594 pessoas no Reino Unido em um período de quatro anos, de acordo com a Superinteressante. 56% dos participantes era do sexo feminino, com uma média de idade de 47 anos. Todos responderam a um questionário com questões como: “Quantas horas em média você dormiu durante o último mês”, “Que nota você daria ao seu sono?” e “Com que frequência você fez uso de remédios para dormir?”.
O estudo descobriu que aqueles que têm uma rotina de sono saudável apresentam melhores nos níveis de saúde mental, emocional e físico, pois são mais bem dispostos a realizar as tarefas cotidianas. Segundo a pesquisa, essa qualidade e satisfação são comparáveis a de alguém que ganhou £200 mil na loteria (aproximadamente R$ 700 mil).
A médica Nicole Tang, uma das pesquisadoras do estudo, explica que dormir bem deve ser buscado não apenas por quem tem distúrbios de sono, mas por todas as pessoas. O estudo procurou entender por que algumas pessoas dormem melhor do que outras. A chave para entender essa questão é a análise da rotina das pessoas. Segundo ela, “um próximo passo importante é identificar em que nível o estilo de vida e as atividades diárias determinam como tentamos melhorar o sono”.
O seu sono está valendo muito ou pouco? Talvez esteja na hora de investir em uma boa noite de sono!
PARA TER UM SONO BOM → POSIÇÕES, TRAVESSEIROS E OUTRAS DICAS
NÃO CONSEGUE PEGAR NO SONO? TOMA UM BANHO QUENTE!
INSÔNIA: QUANDO DORMIR MAL SE TORNA UM PROBLEMA DE SAÚDE?
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER