Índice
Asma é um sintoma de estreitamento dos brônquios com retenção de catarro e muco o que dificulta muito o esvaziamento pulmonar durante a respiração. Causa grande angústia e sensação de afogamento. Segundo a Associação de asmáticos, asma não tem cura (veja aqui se te interessar conhecer a opinião deles).
Outra coisa interessante é que asma, rinite, bronquite e sinusite é tudo a mesma coisa – só difere onde, em que mucosas, ocorre a inflamação e o acúmulo de muco e catarro. Se você perceber, a sequência é assim: da mucosa nasal (rinite) até a mucosa bronquial mais profunda (asma) este é o caminho de entrada dos potencializadores da reação inflamatória que gera mucos. As infecções, no caso, são secundárias ao processo inflamatório.
Há diversos motivos para que uma pessoa, suscetível, possa desenvolver asma e, consequentemente, sofrer de crises de asma.
São os motivadores mais frequentes, nos tempos atuais, para a ocorrência de crises asmáticas. São esses os resíduos voláteis da industrialização (químicos que entram na atmosfera, partículas pequenas que não ficam nos filtros, elementos irritantes das mucosas), os venenos do progresso (agrotóxicos e outros), os elementos não naturais que usamos no dia a dia (em roupas, perfumes, alimentos industrializados), tintas, corantes, fumaça, fog, smog e a lista é longa…
Podem gerar alergias alimentares
Este caso dependerá, exclusivamente, da sensibilidade individual mas, alguns autores dizem que, de uns 50 anos para cá aumentou demais o número de pessoas sensíveis aos pólens, cheiros e bichinhos e que desenvolvem processos asmáticos
Tudo que se encontra na poeira doméstica pode provocar um ataque de asma em quem é especialmente sensível
Também podem causar asma, começando pela rinite – basta você abrir um armário que esteve fechado por uma semana em tempo de chuva, ou vestir um casaco que ficou no fundo da gaveta desde o inverno passado
Quando o estresse é muito, o sistema imunológico se recente e começa a lutar contra “sabe-se lá o quê” e, nessa luta, pode produzir muco e, com certeza, aumenta o índice de inflamações no organismo. Dessa confusão pode surgir a crise asmática que quer dizer: “estou saturado, sufocando por dentro, me salvem, por favor”
Também se fecham as mucosas bronquiais em pessoas com sistema nervoso fragilizado e que tenham a tendência a produzir mucosidade abundante. No caso, a pessoa entra em um ciclo vicioso de estresse, inflamação, muco e asma que gera nervosismo, insegurança, estresse, etc e tal. É preciso quebrar o ciclo, claro
Na fitoterapia usam-se muitas plantas com efeitos anti-inflamatórios (cúrcuma e gengibre, por exemplo), antiespasmódicas (maracujá, melissa e papoula), emulsificantes de catarro e muco (alecrim, hortelã, eucalipto, cebola, sálvia), fortalecedoras do sistema imunológico (alho, cebola, sálvia), fortalecedoras do sistema nervoso (melissa, capim-santo, alecrim) que podem ser usadas em caso de asma, ou os processos precursores – rinite, sinusite e bronquite.
Leia mais: EUCALIPTO: BENEFÍCIOS, USOS MEDICINAIS, COMO FAZER O CHÁ
Há um cogumelo, Ganoderma lucidum, também conhecido como Reishi, cujo extrato é muito recomendado em casos de rinite e uma série de outras doenças. Leia este nosso artigo sobre o poder curativo medicinal de alguns cogumelos:
Leia mais: COGUMELOS QUE CURAM CÂNCER. VERDADE OU MENTIRA?
Na aromaterapia se usam óleos essenciais adequados para aliviar as crises (mas, tenha cuidado pois, alguns óleos podem causar aumento de sintomas em algumas pessoas).
Veja: menta, eucalipto, anis, hortelã-pimenta, lavanda, alecrim e sândalo podem te ajudar (ajudam a mim) mas, também pode ser que, no seu caso, nenhum aromático seja bom (cheiros fortes podem piorar a congestão das mucosas). Se for seu caso, faça inalação com vapor de água pura ou com soro fisiológico, só.
Na homeopatia existem alguns bons remédios que funcionam bem e rápido – não vou indicar aqui, apesar de conhecer alguns pois, a indicação homeopática requer uma consulta médica profunda.
O medicamento que funcionou para mim, há 5 anos, pode não funcionar para você hoje, afinal somos duas pessoas diferentes em épocas de vida diferentes também e, até o ar que respiramos está bem outro do que há 5 anos, não? Bom, mas aqui em casa, a título de curiosidade e não como uma indicação, usamos bryonia, aconitum, beladona, kalibichromiun, silicea e arsenicum quando o catarro aperta o peito e a inflamação toma conta.
Pesquisando encontrei um tratamento com MMS – Miracle Mineral Solution, ou dióxido de cloro que, parece incrível mas, pelos depoimentos e leituras, concluo que dá certo para asma também. “Uma vez introduzido na corrente sanguínea, o dióxido de cloro desenvolve uma receptividade energética de quatro elétrons quando se aproxima de alguma célula com nível de PH abaixo de 7.
Isto significa que as células enfermas são vaporizadas (oxidadas) enquanto as células saudáveis permanecem não afetadas.” (veja aqui). Segundo Jim Humble, quem descobriu o jeito de se usar o dióxido de cloro, hoje a ciência chama este de “oxigênio estabilizado” mas, não há oxigênio livre lá e sim cloro capturando moléculas danosas.
Não posso recomendar o MMS pois estou conhecendo agora mas, quem sabe está aí mais uma descoberta boa da ciência, não? Em resumo, trata-se de uma desbacterização interna, pelo que consegui entender e, mais do que isso, a captura de moléculas tóxicas para que deixem de criar problemas internos à gente. Acho que vale a pena você ouvir A incrível história de Jim Humble e a descoberta do MMS no vídeo abaixo:
Algumas plantas são mais indicadas para uso interno com as quais se podem fazer chás, xaropes ou macerados. É aconselhável não adoçar os preparados que se usarão em caso de asma pois, o açúcar não é benéfico (especialmente, se o processo asmático ocorrer com cruzado com algum processo viral – vírus adoram açúcar)
● Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
● Alecrim (Rosmarinus officinalis)
● Anis (Pimpinella anisum)
● Angélica (Angelica archangelica)
● Cardamomo (Elettaria cardamomum)
● Galanga (Alpinia galanga)
Leia mais: RAÍZES DE CURA → GENGIBRE, GINSENG, DENTE-DE-LEÃO, INHAME, EQUINÁCEA, GALANGA
● Orégano (Origanum majorana) ORÉGANO É BOM PARA QUÊ? 8 USOS PARA PROBLEMAS COMUNS
● Sálvia (Salvia officinalis) SÁLVIA – A PLANTA AMIGA DAS MULHERES
● Tomilho comum (Thymus vulgaris) tomilho silvestre (Thymus serpyllum) TOMILHO: BENEFÍCIOS, USOS E COMO FAZER O CHÁ
ASMA: SINTOMAS QUE NÃO DEVEM SER IGNORADOS
RESFRIADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS QUE REALMENTE FUNCIONAM
XAROPE DE MEL – FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA
CURRY → BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES CURATIVAS. DICAS DE COMO USAR
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER