Índice
A expressão desreguladores endócrinos é novidade para muita gente. Mas é fácil entender o que eles são. Os desreguladores endócrinos são responsáveis por provocar distúrbios hormonais e são encontrados, inclusive, em lugares inimagináveis, como cosméticos, embalagens de alimentos e até brinquedos. Será possível escapar deles?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 800 compostos químicos suspeitos de alterar o nosso sistema hormonal. Embora a maior parte deles esteja sob investigação, a Comissão Europeia assegura que 66 deles interferem na atividade endócrina, como bisfenol A (BPA), dioxina, atrazina e vários ftalatos (BBP, DEHP, DOP e DBP).
Após testes feitos com animais, os desreguladores endócrinos causaram muitos problemas, como infertilidade e riscos de câncer, de acordo com uma notícia da BBC. É preciso, ainda, consolidar mais evidências em humanos.
Para alertar a população, a Comissão Europeia divulgou uma lista com os compostos que oferecem riscos à saúde. Um dos itens da lista é o ftalatos, usados para colorir produtos como brinquedos infantis, produtos de limpeza, embalagens de alimento e produtos de beleza (como esmalte de unhas, sprays para o cabelo, loções de barbear, sabonetes, xampús, perfumes). Outro item é bisfenol A (BPA), contido em garrafas de plástico e latas, cosméticos, brinquedos, CDs e, até mesmo, em mamadeiras.
Os riscos de exposição a esses produtos podem começar já no útero materno e os seus efeitos podem se manifestar em qualquer momento da vida, de acordo com a OMS, dentre eles: câncer de mama e de próstata, infertilidade, puberdade precoce, obesidade, diabetes tipo 2 e alterações metabólicas.
Tais componentes interferem em processos metabólicos relacionados ao comportamento alimentar, à taxa metabólica basal, à função hormonal e demais processos determinantes para o risco de se desenvolver excesso de peso ao longo da vida.
Parece difícil ficar longe dos desreguladores endócrinos, já que eles estão por todos os lugares. Além disso, nós não sabemos exatamente a composição química de tudo o que consumimos.
Mas podemos ler nas entrelinhas algumas informações presentes em embalagens. No caso de produtos de higiene e de cosméticos, a palavra “fragrância” costuma estar no lugar do composto “ftalatos”.
Alguns compostos fogem, realmente, ao nosso controle, como a tributilina, usada como fungicida e encontrada também na poeira doméstica. Ela é capaz de reduzir a massa muscular e aumentar o tecido adiposo em animais, mesmo em pequenas quantidades.
Por isso, cabe observar alguns cuidados na hora de fazer as suas compras, a fim de minimizar os riscos de exposição. Confira estas dicas:
Embora essas ações possam ser feitas individualmente, elas são insuficientes. As mudanças, claro, devem partir de nós, mas os governos devem restringir a venda desses compostos químicos.
Embora o alerta sobre os desreguladores endócrinos seja importante, não precisa entrar em pânico. Hoje, há muitos cientistas investigando sobre os desreguladores endócrinos e alertando a população sobre aquilo que a indústria oferece a ela. Por isso, é muito importante ter consciência sobre aquilo que se consome.
Como sempre dizemos aqui no greenMe, as formas que temos para viver bem é ter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos. E isso está ao nosso alcance.
Especialmente recomendado para você:
Embalagens de alimentos e bebidas: qual é o material mais seguro?
10 alimentos enlatados que você deve evitar
Alisantes para cabelo aumentam o risco de câncer de mama e de ovário
POPs: as substâncias tóxicas que permanecem por décadas em nosso corpo
Crianças brasileiras estão entre as mais expostas a desreguladores hormonais
É por isso que guardar comida em pote de plástico é perigoso
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER