Por causa da crescente resistência aos antibióticos, algumas doenças sexualmente transmissíveis estão se tornando intratáveis: clamídia, sífilis e gonorreia, doenças causadas por bactérias, antes eram facilmente tratadas com antibióticos que agora não fazem mais efeito. É o que alerta a OMS.
Destas doenças, a gonorreia é a mais resistente aos medicamentos. Foram detectados cepas de N. gonorrhoeae multirresistentes, que já não mais respondem a nenhum dos antibióticos existentes. Para a clamídia e a sífilis, a resistência é menos frequente mas existe, motivo pelo qual a Organização alerta para a prevenção e o tratamento precoce destas doenças como linha essencial de contenção do problema.
Tais doenças, se não tratadas a tempo, podem causar graves consequências para a saúde seja da mulher que do homem. Nas mulheres doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica e aborto, além de infertilidade que também pode acometer os homens infectados por sífilis e clamídia.
O pedido da OMS é de que os governos sigam suas novas instruções de tratamento baseadas em novas pesquisas científicas e que monitorem a resistência das cepas. Tais doenças são difusas no mundo inteiro, causam graves problemas e podem levar à morte.
Antibiótico é um medicamento muito sério que não deve absoltutamente ser automedicado. Veja aqui na íntegra a recomendação da OMS (em espanhol) e leia abaixo mais sobre a resistência bacteriana aos antibióticos.
GONORREIA – SINTOMAS E TRATAMENTO DE GONORREIA
SUPERBACTÉRIAS PODEM MATAR MAIS QUE O TERRORISMO
OMS ALERTA: USO ABUSIVO DE ANTIBIÓTICOS AMEAÇA A SAÚDE
SÍFILIS CRESCE EXPONENCIALMENTE EM SÃO PAULO
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER