Você já ouviu falar em vigorexia? Apesar do nome não ser muito familiar, ela é mais comum do que você imagina.
A vigorexia ou transtorno dismórfico muscular é uma doença psicológica que se caracteriza pela insatisfação com o corpo, com a autoimagem física. Mais comum em homens do que em mulheres, leva aqueles à prática exaustiva de exercícios físicos, em busca do ideal do corpo perfeito.
Essa doença provoca uma distorção da imagem que a pessoa tem de si. Em geral, quem tem essa síndrome apresenta um corpo fisicamente forte, mas, ao se olhar no espelho, enxerga-se como fraca – como acontece com quem tem anorexia, mas ao contrário.
Acontece que, em busca do corpo perfeito, as pessoas acometidas pela vigorexia acabam atacando também a parte física, já que sobrecarregam as suas atividades físicas. A prática exagerada de exercícios podem levá-las a sentir:
– Dores musculares constantes
– Fadiga
– Ritmo cardíaco elevado, mesmo em estado de repouso
– Maior risco de infecções
– Maior risco de lesões
– Irritabilidade
– Depressão
– Insônias
– Perda de apetite
– Menor desempenho sexual
Além dos males físicos, os portadores dessa síndrome sofrem de ataques de ansiedade e de infelicidade, já que a obsessão pelo corpo perfeito nunca é satisfeita, pois o ideal nunca é alcançado. Isso leva essas pessoas a terem problemas de relacionamento e profissionais.
É comum um quadro depressivo quando ocorre perda de volume muscular por motivos como infecção, acidente limitante do exercício ou alimentação.
E os problemas não param por aí. O consumo de anabolizantes com finalidade estética também é associada a essa síndrome e, até mesmo, de medicamentos veterinários, sobretudo de equinos, para o ganho de massa muscular.
Nas mulheres, além dos mesmos riscos aos quais os homens estão expostos, os hormônios têm um efeito masculinizante, por causa da testosterona contida nesses hormônios. Crescem pelos em lugares onde, geralmente, as mulheres não têm, como barba, além do aumento do clitóris.
A vigorexia é uma doença séria, que pode passar sem ser notada devido à preocupação com o corpo ser vista como algo saudável. Entretanto, quando o cuidado com o corpo passa a ser uma obsessão, é preciso buscar ajuda psicológica.
CONSEGUIR O CORPO PERFEITO: ANABOLIZANTES MATAM
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER