Índice
A toxoplasmose sempre gera dúvidas nas pessoas, em especial as mulheres grávidas, e também muito desespero e medo. Relataremos aqui o que é a toxoplasmose, e também o que pode acontecer em caso de toxoplasmose na gravidez além de tudo o que você precisa saber neste caso.
Para fins de entendimento, a toxoplasmose pode ser explicada como uma infecção causada por um parasita chamado Toxoplasma Gondii. Este parasita é um organismo unicelular que é normalmente encontrado nas fezes do gato ou outros lugares e coisas que possam ter sido contaminados pelas fezes dos gatos. Não muito comum, encontra-se também este parasita em carnes e leite de cabra quando não pasteurizado. Como regra geral já constatada pela ciência, somente as fezes dos gatos podem estar contaminadas com este parasita, enquanto de outros animais não. Aqui é importante frisar que gatos saudáveis e que possuem acompanhamento de veterinários dificilmente serão portadores do parasita da toxoplasmose.
A toxoplasmose pode ser adquirida ao consumir alimentos que tenham sido infectados pelo parasita. É recorrente que este parasita esteja presente em carnes mal cozidas ou cruas (com excesso de sangue), leite de cabra não pasteurizado conforme já citado e também nas fezes dos gatos.
Pela lógica, não é necessário o consumo direto ou indireto das fezes dos gatos, mas um alimento, tal qual uma fruta, que tenha tido o leve contato com o solo, água ou recipiente de fezes dos gatos pode ser também um “portador” do parasita. Portanto, o consumo indireto de qualquer alimento que possa ter tido o mínimo contato com as fezes já é o suficiente para contaminar quem o ingere.
É bom ter em mente que o simples contato com um gato não é o suficiente para se contrair o parasita da toxoplasmose, sendo somente o contato com suas fezes uma ação contagiosa. Além disso, a toxoplasmose não pode ser transmitida de pessoa a pessoa. Porém, há uma exceção nesta regra: gestantes que tenham sido contaminadas podem transmitir a toxoplasmose para os fetos durante a gestação.
É importante prestar atenção nesta infecção especialmente durante a gravidez, uma vez que a toxoplasmose é praticamente inócua para quem não está no grupo de gestantes. Dependendo do tempo de contaminação, assim como o grau de desenvolvimento do parasita, a toxoplasmose pode causar diversos danos ao feto cuja mãe esteja infectada com o parasita. Dentre os relatos de possíveis problemas, afirma-se o possível quadro de morte do feto, abortos espontâneos, danos ao cérebro do feto e muitos outros órgãos, principalmente os olhos. Há muitos casos de bebês que foram contaminados com a toxoplasmose durante a gestação que não apresentam nenhum destes problemas enquanto bebês, vindo a demonstrar problemas de visão, cegueira ou mesmo danos cerebrais quando adultos.
A única maneira de saber se há infecção de toxoplasmose é através de um teste sanguíneo conduzido por um médico. Portanto, para uma gravidez saudável, mesmo fora dos quadros de risco de contaminação, é necessário procurar um médico para que todos os exames sejam realizados.
Para evitar a toxoplasmose é necessário se atentar aos fatores que podem levar à contaminação de toxoplasmose e evitá-los a todo custo. Não ingerir alimentos crus ou mal passados, não ingerir leite ou lacticínios que não tenham sido pasteurizados, e mais importante, evitar ambientes que possam ter sido contaminados com fezes de gatos.
Somente um médico ou profissional de saúde poderá conceder orientações adicionais neste caso. Portanto, em caso de gestação é importante procurar um médico a fim de estar em dia com exames necessários e recomendações adequadas.
PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ:SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA?
10 SUPER ALIMENTOS PARA A GRAVIDEZ
RECOMENDAÇÕES PARA GRÁVIDAS VIAJAREM DE AVIÃO
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER