Índice
Alopecia ou, dizendo em termos populares, perda de cabelos. Ou seja, é aquela careca que devagar devagarinho vai tomando conta da cabeça.
Mas a alopecia não atinge apenas a cabeça, pois é a redução dos cabelos (e também dos pelos) parcial ou total em algumas áreas do corpo, inclusive pode acometer todos os pelos do corpo, a chamada alopecia universal.
São várias as causas da alopecia, inclusive de cunho emocional e natural (idade). Mas ela também pode ser genética, hormonal e até alérgica.
Confira:
Androgenético: a palavra andro do grego antigo e significa homem, mas este tipo de alopecia não acomete somente os homens pois, mulheres também podem ser afetadas. É a causa mais comum de alopecia nos homens, estando associada a fatores genéticos e ao hormônio sexual masculino, a testosterona.
Areata: está relacionada a fatores autoimunes e emocionais. Pode acometer além dos cabelos, os pelos do corpo como barba, sobrancelhas, púbis, etc. Caracteriza-se pela perda rápida de pelos ou cabelos.
Congênita: ou seja, ligada a fatores hereditários.
Traumática: é causada por de lesões, traumas, contusões ocorridas no couro cabeludo.
Tricotilomania: é a alopecia neurótica, advinda da mania que algumas pessoas têm de arrancar seus próprios cabelos.
Secundária ou Medicamentosa: ocorre após doenças ou como efeitos coletareis do uso de medicamentos (a quimioterapia é o exemplo clássico).
Seborreica: quando a perda dos cabelos se dá por causa da dermatite seborreica no couro cabeludo.
Eflúvio: esta é a causa mais comum da perda de cabelos nas mulheres, tem várias origens e se caracteriza por um problema ou rompimento do ciclo de vida capilar.
Por falta de ferro: a carência de ferro no organismo pode causar queda de cabelos.
Alérgica: algumas pessoas alérgicas ao glúten ou à lactose, por exemplo, podem apresentar queda de cabelos como um dos sintomas da alergia.
Dependendo do tipo de alopecia, alguns remédios naturais podem ajudar a resolver o problema.
É claro que antes de partir para os tratamentos naturais, o ideal mesmo é consultar um médico pois, dependendo do caso, os remédios naturais não irão resolver nada porque, pelo contrário, é preciso saber o diagnóstico correto, as causas do problema para começar um tratamento médico eficaz, que pode trazer melhores resultados.
Como as causas da alopecia são várias, repetimos, consulte um médico e, caso o problema seja de fundo emocional, como estresse e ansiedade, ou seja apenas um problema local, não custa nada tentar estes tratamentos caseiros que, no mínimo, farão bem aos cabelos.
Confira!
A canela é uma das espécies mais usadas como remédio natural pois tem vários benefícios comprovados. É antioxidante, anti-inflamatória, inibe doenças neurodegenerativas, entre outros.
Para fazer o teu remédio caseiro contra a alopecia usando canela, misture:
Aplique o composto obtido sobre o couro cabeludo, massageado-o nos pontos afetados pela perda de cabelo.
Deixe-o agir por 30 minutos antes de enxaguar e lave os cabelos depois usando um shampoo delicado.
A canela estimula a circulação e é considerada um remédio natural útil para sintomas de alopecia.
As sementes de feno-grego são ricas em lecitina o que ajuda a cuidar dos cabelos deixando-os fortes e brilhantes. Você pode aplicar uma mistura composta de água e sementes de feno-grego nos pontos críticos da alopecia.
Este remédio deve ser usado três vezes por semana e deixado agir por 1 hora.
O óleo de gergelim é considerado um remédio natural muito eficaz para a pele e para os cabelos na medicina Ayurveda.
Massageie o couro cabeludo com óleo de gergelim antes do shampoo e deixe-o agir durante alguns minutos para fortalecer os cabelos ou os pelos.
O milho, por incrível que pareça, é um dos remédios naturais mais recomendados para incrementar o crescimento dos cabelos. Para obter bons resultados, adicione mais milho à sua dieta.
A amla é um remédio natural indiano para o cuidado dos cabelos, ajuda a fortalecê-los e a evitar sua queda. Você pode encontrar o seu óleo à venda e aplicá-lo como máscara capilar antes do shampoo.
Um ótimo remédio natural para evitar a queda de pelos e cabelos é o óleo de coco. Basta massageá-lo antes do banho, na pele ou no couro cabeludo, onde a alopecia aparece, deixe-o agir por 20 – 30 minutos e depois lave e enxágue normalmente.
Com sementes de linho deixadas para descansar ou cozidas na água, você pode obter um gel natural para massagear os cabelos, que ajudará a melhorar a circulação sanguínea no local afetado pela alopecia e aliviar qualquer vermelhidão ou prurido.
Para fortalecer pelos e cabelos e evitar queda, prepare uma infusão ou uma decocção usando um punhado de folhas de manjericão. Use quando a infusão estiver morna para enxaguar os cabelos, após o shampoo, ou como uma loção para ser massageada sobre a pele.
A raiz de alcaçuz como remédio natural contém substâncias úteis para prevenir a queda dos cabelos. Você pode preparar uma forte decocção com a raiz de alcaçuz e usar o líquido morno para massagear o couro cabeludo.
Shikakai é o nome de um pó indiano usado para lavar os cabelos suavemente. O shikakai é um derivado da Acacia concinna, uma planta originária da Ásia. É um extrato natural vendido sob a forma de pó que é misturado com água para obter um composto de consistência adequada para ser aplicado nos cabelos e no couro cabeludo. É útil para fortalecer os cabelos e prevenir a queda.
Talvez te interesse ler também:
Receita de Xarope para Depurar os Pulmões da Nicotina, Poluição e Fumaça
10 ervas e alimentos que você tem em casa e não sabe que são super medicinais
Espinhas nas Costas – Causas e Tratamento Caseiro
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER