Índice
As mulheres, sobretudo, são as que mais sofrem com os sintomas da retenção de líquidos. Ela pode ser causada por uma série da fatores, mas os seus principais causadores são o sódio e o potássio.
Esses minerais são responsáveis pelo equilíbrio hídrico do organismo, pelo controle da pressão arterial e pelo transporte de nutrientes para as células, evitando a retenção de líquidos no organismo.
Alguns alimentos, conhecidos como diuréticos, ajudam a evitar os sintomas da retenção de líquidos. O sal, que contém sódio, é um dos alimentos que mais provoca a retenção de líquidos.
Por isso, diminuir o seu uso é de grande ajuda para evitar que isso aconteça. Já os alimentos ricos em potássio ajudam a eliminar o excesso de líquido do organismo.
Leia também: QUANTO SAL O BRASILEIRO CONSOME? MAIS DO QUE O DOBRO DO RECOMENDADO!
Confira, a seguir, alguns alimentos para você incluir no seu cardápio e que ajudarão você a eliminar líquidos em excesso do seu organismo.
O abacaxi é uma fruta diurética rica em uma enzima chamada bromelina, que facilita a digestão. Os seus níveis de potássio estimulam o funcionamento dos rins e expulsam do organismo o sódio, ajudando na eliminação de líquidos.
A melancia e o melão também são importantes diuréticos. Ambas as frutas são ricas em água, ajudando a manter o corpo hidratado e diminuindo o seu inchaço. Além disso, são ricas em antioxidantes (como o licopeno) e em vitaminas A e C.
A água é a principal aliada para evitar a retenção de líquidos. Ela é responsável por manter o organismo hidratado e a combater a retenção de líquidos. O excesso de sódio e de líquidos é eliminado pelos rins, que precisam da água para o seu bom funcionamento. O excesso de sódio no organismo provoca o aumento da quantidade de líquidos retidos nos vasos sanguíneos, o que causa o inchaço.
O aipo, além de diurético, é expectorante, laxante e antioxidante (rico em flavonoides), por isso tudo, ajuda a evitar a retenção de líquidos.
Tem alto teor de água e propriedades hidratantes e diuréticas. O pepino ajuda a regular os níveis de ácido úrico.
Tem alto teor de ferro, ajudando em casos de anemia. Além disso, a beterraba contribuiu para a eliminação de líquidos e para o bom funcionamento hepático.
Além destes alimentos, outros também são fontes de potássio, como: carne, brócolis, ervilhas, tomate, abóbora, batata, batata-doce, leite e derivados e nozes.
BARRIGA INCHADA: QUAIS ALIMENTOS PREFERIR E QUAIS EVITAR
10 ALIMENTOS (E ALGUNS HÁBITOS) QUE AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL
REMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS
Fonte: vidaativa
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER