Índice
Você já ouviu falar sobre serotonina mas não sabe exatamente do que se trata. Veja 10 coisas para ficar por dentro deste assunto:
A serotonina é um agente neurotransmissor que auxilia na comunicação das áreas do cérebro, ou seja, faz com que uma parte do cérebro se comunique com outra. Mesmo que seja uma substância produzida no cérebro, a serotonina é em sua maior parte (cerca de 90%) é encontrada em nosso sistema digestivo ou digestório e também nas plaquetas sanguíneas.
A serotonina é unicamente produzida através de um processo de conversão bioquímica. É inicialmente triptofano, uma estrutura de proteínas. Numa reação bioquímica, quando a hidroxilase se une ao triptofano, forma-se a hidroxitriptamina que também é conhecida como serotonina.
Como já citado, a serotonina age como um neurotransmissor. Desta forma, ajuda que determinadas partes do cérebro a se comuniquem com outras. Em termos práticos para o corpo, a serotonina pode auxiliar o sistema cardiovascular, músculos e vários outros elementos do sistema endócrino.
Muitas pesquisas sugerem que a depressão é oriunda de problemas de comunicação de determinadas partes do cérebro com outras, sendo assim, a serotonina tem ficado cada vez mais em evidência no tratamento de casos de depressão.
Não existe uma forma de se obter serotonina diretamente de um alimento ou através de uma dieta alimentar. Enquanto algumas dietas podem prover vitamina C (como o consumo de laranja), não existe algum alimento que possa prover serotonina. É possível, no entanto, adotar uma dieta que possa prover, por exemplo, triptofano que virá a se tornar serotonina.
Ainda não é claro para o meio científico se exercícios físicos podem realmente aumentar os níveis de serotonina no corpo. Enquanto é claramente evidente que exercícios possam melhorar o humor, ainda não se sabe o quanto e se isso está relacionado com os níveos de serotonina ou não.
AROMATERAPIA: PERFUMES E AROMAS QUE FAVORECEM O BOM HUMOR
Estudos mostram que homens possuem níveis mais elevados de serotonina do que mulheres. Estes níveis a mais no corpo masculino não são o suficiente para mostrar evidências claras das consequências desta diferença. Alguns estudos sugerem que esta possa ser uma explicação para a maior quantidade de quadros de depressão em mulheres.
Alguns estudos sugerem que a serotonina pode ser responsável por causar ou piorar os sintomas de TPM em mulheres, enquanto para os homens pode estar relacionada aos níveis de hormônios sexuais que tendem a sofrer um declínio na meia idade.
Embora seja um neurotransmissor, não há evidências de que a serotonina possa ser utilizada de alguma forma no tratamento de Alzheimer ou demência. Observa-se, no entanto, que os níveis de serotonina diminuirão drasticamente com o passar dos anos, podendo então este cenário ser responsável por estas condições cerebrais.
A síndrome de serotonina pode ser observada quando os níveis deste neurotransmissor são encontrados em quantidades além do comum em nosso corpo. Isso geralmente ocorre quando há a ingestão de medicamentos normalmente indicados para o tratamento de depressão. Isso não ocorre, no entanto, em caso de ingestões isoladas destes medicamentos, mas sim quando diferentes tipos de medicamentos para depressão são ingeridos ao mesmo tempo durante o tratamento.
Quanto a orientações gerais a respeito de suplementação ou mesmo ações que possam auxiliar a produção de serotonina, é recomendado procurar o aconselhamento de um médico ou mesmo profissional de saúde habilitado nestas questões.
CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE TE DEIXAM MAIS FELIZ
INSONIA PODE SER UMA MERA QUESTÃO DE ALIMENTAÇÃO
DAMIANA: ERVA BOA PARA TRATAR ANSIEDADE
Fonte: WebMed
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER