Índice
Dá para prevenir ou combater a cistite através da alimentação? Quais seriam os alimentos a preferir e quais a evitar?
Existem dietas recomendadas para combater e prevenir a infecção do trato urinário, especialmente se o problema for reincidente, ou seja, que vai e que vem.
Recomenda-se em geral, uma dieta rica em água e líquidos, em alimentos frescos, como frutas e verduras, evitando a ingestão de açúcares e outras substâncias que tendam a aumentar a inflamação.
Recomenda-se em primeiro lugar aumentar a ingestão de líquido, talvez de maneira devagar, de golinho em golinho para não sobrecarregar os rins. Desta forma as bactérias que estão causando o problema podem ser mais facilmente expelidas através da urina. Chás diuréticos de ervas, chá verde, águas aromatizadas com frutas também são ótimas opções para quem não gosta muito de água.
Leia também: 10 RECEITAS DE ÁGUA AROMATIZADA
Toda e qualquer fruta é sempre recomendável, mas especialmente os mirtilos têm-se mostrado excelentes aliados do organismo na luta contra a cistite. Estes pequenos frutos têm uma grande ação anti-inflamatória, e, são particularmente ideais contra a inflamação no trato urinário, pois evitam que as bactérias se fixem às paredes da mucosa, impedindo-as de se reproduzirem.
Até mesmo os vegetais são particularmente recomendados em casos de cistite especialmente aqueles ricos em água como o pepino, a acelga, o aipo e as cenouras. Também é muito importante comê-los crus o quanto possível ou escolher métodos de cozimento mais leves, como o vapor.
Quase sempre, e especialmente quando se sofre de cistite, é recomendável preferir o consumo de grãos integrais. Os alimentos refinados, como o macarrão, o pão, feitos de farinha de trigo branca, por exemplo, ajudam a aumentar a inflamação no corpo.
Leia também: TRIGO CONTÉM SUBSTÂNCIAS TÃO NOCIVAS QUANTO ALGUMAS DROGAS
No caso de cistite pode ser de grande ajuda também ingerir alimentos probióticos que podem ajudar os intestinos a reforçar suas funções e desta forma portanto, melhorar o sistema imunológico. Não só iogurte, mas também alimentos fermentados, como o kefir e o misô, são recomendados.
Substâncias muito estimulantes, como café e álcool, são particularmente desaconselhadas em caso de cistite, uma vez que contribuem para inflamar o trato urinário já atingido por uma infecção bacteriana. Então evite, o tanto quanto possível, estas bebidas, pelo menos nas fases agudas da doença.
Infelizmente, o chocolate também é um alimento que contribui para irritar e inflamar. Portanto, evite-o aos primeiros sintomas da cistite. Os açúcares simples e os carboidratos refinados também podem agravar os sintomas da cistite porque as bactérias e os fungos são também gostam dessas substâncias. Evite doces, pão branco, massas, etc.
Queijo e alimentos com alto teor de gordura são de difícil digestão e não são recomendados, não apenas nos casos de cistite, mas a cada vez que o corpo estiver lutando contra algum problema.
Pimentas devem ser evitadas quando se sofre de cistite, porque podem aumentar a sensação de ardor e o grau de inflamação do trato urinário.
Talvez te interesse ler também:
BANHOS DE ERVAS: TERAPÊUTICOS E PRÁTICOS PARA O DIA A DIA
TODOS OS BENEFÍCIOS DA AMADA MELANCIA
O QUE AS FEZES DIZEM SOBRE O NOSSO ESTADO DE SAÚDE
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER