Índice
Quem sofre de tendinite sabe o quão horrível e incômoda pode ser esta dor. Geralmente nos acomete de forma inesperada, mesmo tendo causas bem pontuais.
Entenderemos que a tendinite nada mais é do que a inflamação dos tendões, possuindo como causa mais comum os movimentos repetitivos. Veremos também o primeiro teste com remédios naturais para tendinite, de forma a tratar e aliviar as dores desta inflamação que causa enorme desconforto.
A tendinite pode tanto acometer atletas quanto quem não tem envolvimento nenhum com o esporte. Em ambos os casos ela geralmente é resultado de movimentos repetitivos ou mesmo lesões no tendão. É comum que pessoas que trabalhem em escritórios, em frente ao computador por anos, possam desenvolver algum tipo de inflamação no tendão do pulso por movimentos repetitivos com o mouse, causando assim um quadro de tendinite.
O mesmo pode ocorrer com quem pratica esportes ou ainda com pessoas que tocam algum tipo de instrumento musical ou exercem movimentos de forma repetida com qualquer outra ferramente. A constante utilização do tendão de uma determinada área pode levar ao desgaste e consequentemente à tendinite.
A tendinite é facilmente diagnosticada por um profissional de saúde ou médico. Muito comumente, a dor causada pela tendinite é o suficiente para fazer com que o paciente evite determinados movimentos ou nem mesmo consiga realizá-los. Muito frequentemente também existe inchaço no local afetado pela tendinite.
Ela pode durar dias, semanas ou até mesmo meses, dependendo da gravidade. Dentre os casos mais comuns da tendinite estão aquelas que afetam o cotovelo, os tendões do pulso, o ombro, o tecido que liga a patela à tíbia e também o punho.
Como a tendinite é um quadro de lesão muito incômodo, é possível recorrermos a tratamentos e remédios naturais que auxiliam muito enquanto não podemos procurar por um médico para uma orientação profissional. Veremos aqui os remédios naturais para tendinite que ajudarão a reduzir seus sintomas.
Como já abordamos, as maiores causas da tendinite residem sobre os movimentos repetitivos. Quando o quadro de tendinite é confirmado, é necessário que se observe sua causa (exercícios, trabalho, instrumentos musicais ou outros) e a cesse. Isso significa que se a sua tendinite foi causada principalmente por causa do trabalho, então será necessário tirar alguns dias de folga (de acordo com a orientação médica) para evitar que os movimentos que tenham causado a tendinite continuem a ser praticados.
O mesmo vale para quem pratica exercícios físicos ou adota outra prática repetitiva. A primeira medida a ser tomada é cessar a realização dos exercícios por dias ou semanas até que a dor e o inchaço comecem a diminuir e o tendão comece a desinflamar. Portanto, o descanso destas práticas é fundamental.
Aconselha-se que se inicie novos exercícios ou práticas de novos movimentos que o corpo não esteja mais acostumado. Isso porque o corpo e o tendão precisarão reaprender movimentos que foram “esquecidos” no desenvolvimento da tendinite. Isso deve ser feito de forma lenta e gradual. Ainda, frisa-se novamente a questão do descanso. É importante que haja um grande intervalo de descanso entre os exercícios para que o corpo possa se readaptar e manter a estrutura do sistema imunológico.
Uma dieta anti-inflamatória é basicamente optar por alimentos saudáveis que auxiliarão na redução dos sintomas da tendinite. Aconselha-se a ingestão de frutas, principalmente aquelas ricas em ácido ascórbico (ou vitamina C) que ajudarão na imunização do corpo contra gripes e resfriados, além de fortalecer o sistema imunológico.
Esta recomendação é importante em casos onde as dores causadas pela tendinite são extremas. O gelo será capaz de anestesiar a área, aliviando a dor quase que de imediato. Já as talas e munhequeiras são essenciais no caso em que o pulso é afetado, pois evita-se que o movimento que causa dor seja praticado.
Vale notar que estes remédios naturais e tratamentos caseiros são opções paliativas para aliviar a dor e os sintomas da tendinite. É muito importante que um médico seja consultado ao se perceberem os primeiros sintomas deste problema, pois somente um profissional de saúde estará qualificado a indicar o melhor tratamento.
Leia mais:
POR QUE É IMPORTANTE COMER ALIMENTOS QUE CONTENHAM MAGNÉSIO?
RECEITAS DA VOVÓ: REMÉDIOS CASEIROS QUE FUNCIONAM
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER