Consumir açaí diariamente pode reduzir os níveis de colesterol ruim, o LDL e, consequentemente o risco de ter doenças cardiovasculares, porque o colesterol ruim pode formar placas ateroscleróticas nos vasos sanguíneos e dificultar ou interromper a circulação do sangue.
A fruta amazônica é rica em antocianinas, um pigmento e um antioxidante natural, que consegue reduzir a oxidação das Lipoproteinas de Baixa Densidade, o famoso LDL. O pigmento que dá a coloração ao açaí, também se encontra nas uvas e bem isso, o vinho tinto é outro alimento famoso por seus benefícios ao coração.
Além das uvas e do açaí, as antocianina estão presentes em frutas, flores e folhas de cores vermelho-alaranjado, vermelho vivo, roxo e azul.
A pesquisa sobre o açaí e seus benefícios para a saúde do coração vem da Universidade Federal do Pará, pelo professor Hervè Rogez, que ao concluir sua tese de doutorado sobre o valor nutricional do fruto, identificar a fragilidade da sua qualidade e estabelecer normas para sua produção, continuou a estudar a fruta para colocar em prática os resultados obtidos nas pesquisas, a fim de promover melhorias em produtos alimentícios cujo ingrediente principal fosse o açaí.
Uma ampla gama de produtos de açaí é pesquisada na UFPA pela equipe de Hervé: xarope da essência do fruto regional, energéticos e refrescos. O processamento deste pigmento está patenteado pela UFPA e por uma microempresa local, a Amazon Dreams.
Leia também: Araruta: conheça a planta que pode trazer vários benefícios para saúde, corpo e ainda ser uma opção na cozinha
Fonte foto: wikimedia.org
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER