Você acha que os pernilongos te amam? Alguns acham que os pernilongos atacam as pessoas mais gordinhas, outros acham que eles atacam o que aparecer pela frente, mas um recente estudo australiano publicado pela PloS One, demonstrou que essas suposições talvez estejam erradas. Segundo o estudo, é do sangue de quem bebe cerveja que os mosquitos mais gostam.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores australianos reuniram voluntários homens, em torno de 30 a 40 anos de idade, na região de Burkina Farso, no continente africano, e analisaram a reação dos pernilongos perante um grupo que ingeriu a bebida e outro que bebeu apenas água. Depois de beberem, os voluntários foram postos em um diferente e complexo sistema de tubulação para circulação de ar, dividido entre as barracas dos que beberam cerveja e dos que não.
O resultado final mostrou que o grupo da cerveja atraiu 47% a mais de mosquitos do que os que estavam na outra barraca, apenas 38% entre os que consumiram água. Infelizmente, os pesquisadores não souberam precisar o motivo que fez os pernilongos buscarem mais um grupo do que o outro. No entanto, eles acreditam que a razão está relacionada com a mudança da respiração e o aumento da temperatura corporal.
Independentemente da razão, o fato é que os estudos apontaram uma preferência dos mosquitos pelo sangue que continha cerveja, estabelecendo uma relação entre o álcool e o crescimento de doenças transmitidas por pernilongos e mosquitos. E, no caso específico da África, região com forte incidência de malária, os pesquisadores alertaram a população local para controlar a ingestão de álcool em uma tentativa de reduzir o problema de saúde por causa da doença.
Aqui no Brasil, tal estudo serviria para nos orientar a não ingerir cerveja com frequência por conta do mosquito da dengue? Será que existe uma correlação entre o Aedes aegypti e a cerveja?
Ao que parece, os mosquitos em geral adoram o cheirinho da cerveja, que pode ser usada inclusive como armadilhas para moscas, por atraírem estes insetos. Os pernilongos, como vimos, são atraídos também pela temperatura e cheiro dos corpos, pelo sangue, pela cor da roupa que a pessoa veste e pelos movimentos que faz.
Leia também: Cerveja: seu aroma único é mérito dos mosquitos
Fonte foto: freeimages.com
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER