Índice
Todo mundo já deve ter tido pelo menos uma vez, uma daquelas dores de cabeça bem fortes, pulsantes e de um só lado da cabeça. Enxaquecas são insuportáveis, causam mal estar, podem causar até vômitos e as pessoas que têm crises de enxaqueca se trancam no escuro, pois até a luz faz os olhos doerem.
Um horror!
Mas quais seriam as causas e as soluções para esse problema?
Como a enxaqueca não tem cura, o máximo que poderíamos fazer por ela é evitá-la. Mas o que se pode fazer para preveni-la? Tentar interromper a cadeia de eventos que leva às dores de cabeça e tentar resolver o problema naturalmente.
Não adianta tomar analgésicos. A dor de cabeça pode diminuir ou passar, mas vai acabar voltando depois. O problema é que as pessoas estressadas tendem a desistir de tentar incorporar hábitos saudáveis em suas vidas. E é nessas horas que nós mais precisamos de alimentos orgânicos e funcionais.
Então, se você perceber que está estressado, evite alimentos processados, que contenham produtos químicos, açúcar refinado, óleos hidrogenados e calorias vazias.
Leve em consideração a possibilidade de praticar yoga, meditação, caminhadas e massagens.
Acredita-se que componentes utilizados na fabricação de vacinas possam ser resposáveis por desencadear quadros alérgicos quando expostos a alimentos que contenham glutamato monossódico.
Há estudos que indicam que uma alta porcentagem de enxaqueca pode ser amenizada com a eliminação de alimentos alergênicos, como leite de vaca, ovos, trigo e queijo.
Para identificar se você tem alguma alergia, consulte um médico alergista e faça os exames necessários. Se você costuma sempre colocar “dado knorr” nas tuas receitas, veja aqui como fazer em casa este tempero, que geralmente é cheio de glutamato monossódico.
Não é apenas a sua comida que deve vir preferencialmente da agricultura orgânica. Antitranspirantes podem conter alumínio e substâncias cancerígenas, e você não vai querer absorvê-los através da sua pele!
Além disso, muitos episódios de cefaleia são desencadeados por componentes de produtos aromáticos: álcool benzílico, ftalatos, compostos orgânicos voláteis contendo formaldeído e derivados de petróleo são algumas das substâncias que podem estar contidas em odorizantes de ambientes e algumas velas aromáticas.
As obturações dentárias podem se expandir quando você está ao lado de um forno de microondas e liberar mercúrio e alumínio em seu corpo – causando dores de cabeça e na mandíbula insuportáveis. É o que sugere um artigo da Natrural News: evitar de ficar perto de um microondas aceso.
Leia também: O microondas faz mal à saúde?
Os alimentos fornecem as vitaminas e sais minerais indispensáveis para a saúde, mas em algum lugar do processo digestivo, muitas delas se perdem. Por quê? Os alimentos processados, como açúcar branco, acabam com as vitaminas, sem contar os pesticidas, a água sanitária e a amônia, substâncias que dificultam ou impedem a absorção delas.
A carência de vitaminas afeta ações e reações bioquímicas que ocorrem no processo digestivo. Células literalmente morrendo de fome por nutrientes é tudo o que se traduz em recorrentes enxaquecas.
Na medicina chinesa, a cabeça é vista como uma representação compacta do sistema digestivo, o que significa que todas as dores de cabeça estão ligadas, de uma forma ou de outra, à saúde do sistema digestivo.
Leia também: O relógio biológico na Medicina Tradicional Chinesa
Desequilíbrios estruturais começam com uma estrutura musculoesquelética insalubre. Sem essa base, o corpo se torna suscetível a uma série de diferentes problemas de saúde, incluindo dores de cabeça. Em seguida, pesam fatores externos como má postura e lesões traumáticas. Vale a pena dar uma olhada nessa questão pois, a dor de cabeça constante também pode vir daí.
Fonte foto: freeimages.com
Categorias: Saúde e bem-estar, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER