Índice
A respiração consciente, também conhecida como Breathwork (Trabalho ou Prática da Respiração), deriva de práticas respiratórias ancestrais que equilibram corpo e mente. Vamos explorar o que é, sua origem, como praticá-la e os benefícios que oferece.
A pergunta pode parecer estranha, mas você já pensou em respirar para descansar? Atividades que muitas vezes consideramos relaxantes, como deitar no sofá assistindo televisão, não proporcionam um relaxamento completo para o cérebro e o corpo. Em vez disso, o verdadeiro relaxamento ocorre por meio de atividades intencionais, como a respiração consciente.
O pranayama, técnica yoguica de respiração consciente ou controle intencional da respiração, que faz parte do yoga há mais de 2.000 anos, é uma das origens ancestrais da prática Breathwork.
A respiração consciente tem como objetivo principal ativar a resposta de relaxamento do corpo, pois a respiração desencadeia comportamentos no cérebro e em todo o corpo, desligando a resposta de luta ou fuga, nossa reação física e emocional ao estresse.
Para incorporar a prática de Breathwork ao seu dia a dia, pode-se adotar as seguintes ações:
O diafragma e os músculos intercostais (entre as costelas) expandem e contraem rítmica e completamente a cada respiração. Essa ação estica os tecidos e envia sinais elétricos ao cérebro e ao corpo, induzindo relaxamento e bem-estar geral.
Assim como tomar banho ou escovar os dentes, inclua a respiração consciente como parte essencial do seu dia.
Existem muitos vídeos online que demonstram técnicas de respiração consciente. Assista a alguns para aprimorar sua prática.
Breathwork trabalha com o sistema nervoso central e autônomo, impactando positivamente sistemas como: imunológico, cardiovascular, digestivo e endócrino. Devido a isso, os benefícios da respiração consciente são vários:
A respiração controlada e consciente aumenta a consciência de nossas emoções e pensamentos, melhorando o fluxo de energia e contribuindo para a saúde e o bem-estar mental.
O cérebro humano consome cerca de 20% do oxigênio que absorvemos. A respiração adequada é essencial para seu funcionamento harmonioso.
Breathwork ativa o sistema nervoso parassimpático, aliviando o estresse e promovendo sentimentos positivos.
Essa prática simples e acessível pode ser benéfica para tratar e aliviar dores crônicas, insônia e tensão muscular.
Por trabalhar diretamente com o sistema respiratório e regular a respiração, essa prática aumenta a oxigenação do corpo, influenciando positivamente o sistema nervoso central e autônomo, promovendo maior vitalidade, bem-estar e saúde física.
Breathwork é uma prática que afeta positivamente o corpo humano, pois a respiração influencia todos os órgãos, sistemas e funções. Cada estado fisiológico, emocional e psicológico está associado a um padrão respiratório específico. Praticar a respiração consciente pode modular esses estados.
As técnicas respiratórias envolvidas na prática Breathwork podem dissolver as barreiras entre a mente consciente e inconsciente. Em momentos de medo, estresse ou relaxamento, a respiração reflete esses estados. Nesse contexto, essa prática de respiração consciente pode ser utilizada em diversas situações, tais como:
A psicoterapeuta Daniella Zylbersztajn explica, na postagem abaixo, como a respiração consciente-Breatwork produz melhorias e recuperação em diversas situações:
O terapeuta especialista em respiração funcional, Felipe Marx, ensina como acalmar a mente com a prática de Breathwork:
Praticar Breathwork possibilita a conexão entre corpo, mente e espírito. Experimente incorporar essa prática em sua rotina diária e colha os benefícios da respiração consciente.
Fontes:
Veja outras Práticas de Saúde e Bem-Estar em:
Meditação – O que é, como vivenciá-la e os benefícios que ela nos traz
Yoga Restaurativo: Contra o estresse e a agitação da vida moderna
Método Self-Healing: A cura que vem do movimento e consciência corporal
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER