Já existem inúmeras pesquisas que mostram o quanto a meditação pode ser benéfica para a saúde física e emocional. Dessa vez, um novo estudo aponta que até mesmo quem tem dores de cabeça crônicas pode se beneficiar dessa técnica.
Realizado pelo Instituto Neurológico Carlo Besta (Itália), o estudo avaliou 177 pacientes que tinham enxaquecas frequentes: um dos grupos fez o tratamento tradicional, com mudanças no estilo de vida e medicação mindfulness; já o segundo, recebeu as mesmas orientações, mas acrescentadas de práticas de atenção plena.
Após esse período de acompanhamento, os pesquisadores observaram que o grupo que fez meditação e outras práticas de atenção plena obteve redução de 50% na dor de cabeça. No grupo padrão, 48.3% relataram uma melhora da enxaqueca, já no grupo dos participantes de atenção plena esse índice foi de 78.4% e houve diminuição no uso de medicamentos e gastos envolvendo saúde, além de uma melhora na qualidade de vida e no tempo produtivo.
Esses resultados mostram a importância de investir em técnicas que tragam as pessoas para o momento presente, que é o que a meditação mindfulness consegue fazer. A atenção plena é uma forma também de promover melhor consciência corporal, o que pode ajudar no controle da dor. No entanto, vale ressaltar que tais técnicas são complementares e não substitutivas do tratamento original.
Fonte: neuroinfo.it
Talvez te interesse ler também:
Os melhores óleos essenciais para dor de cabeça e enxaqueca
Chá de casca de laranja – remédio dos bons para enxaqueca, colesterol e muito mais
As seis principais causas da dor de cabeça, incluindo a enxaqueca
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER