Elon Musk anunciou o implante do primeiro chip Neuralink no cérebro de um homem, revelando detalhes sobre o dispositivo e suas aplicações. O magnata sul-africano, conhecido por suas empresas de sucesso como Tesla e SpaceX, comunicou a novidade através do Twitter em 28 de janeiro.
Musk informou que o paciente está se recuperando bem e destacou a detecção de picos neurais subitamente após a implantação do chip, chamado inicialmente de Telepathy. A Neuralink tem como objetivo principal desenvolver interfaces cérebro-computador para permitir que pessoas com paralisia e doenças neurodegenerativas controlem dispositivos eletrônicos, como telefone ou computador, apenas pensando, melhorando significativamente sua qualidade de vida.
“Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um datilógrafo ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, diz Musk
Enables control of your phone or computer, and through them almost any device, just by thinking.
Initial users will be those who have lost the use of their limbs.
Imagine if Stephen Hawking could communicate faster than a speed typist or auctioneer. That is the goal.
— Elon Musk (@elonmusk) January 30, 2024
O chip Telepathy começa a funcionar imediatamente ao ser implantado. Sua função é praticamente a de interpretar o pensamento, por isso o nome (telepatia), e poderia também melhorar a marcha e a visão em pessoas com determinadas deficiências.
A empresa abriu uma lista de espera em setembro de 2023 para envolver mais de 20 mil pessoas em testes até 2030, visando tratar os primeiros 11 pacientes na fase inicial da pesquisa. A cirurgia intracraniana, durando algumas horas, utiliza um robô cirúrgico para implantar o chip. O paciente ideal, segundo informações da Bloomberg, seria um jovem com menos de 40 anos e portador de tetraplegia.
Em maio de 2023, a Neuralink obteve aprovação para ensaios clínicos da FDA, visando testes em humanos. Apesar de controvérsias durante os testes pré-clínicos em animais, a startup avança nos testes em humanos, enfrentando desafios éticos e legais. As interfaces cérebro-computador oferecem esperança para muitos pacientes, mas também levantam questões sobre possíveis usos menos transparentes, como a criação de seres humanos com capacidades aprimoradas.
This is really next level, it’s no wonder the first Neuralink product is called Telepathypic.twitter.com/CopjIYuuQT https://t.co/0t8nUhwsW6
— Teslaconomics (@Teslaconomics) January 30, 2024
Elon Musk também defende que somente com esse tipo de tecnologia o homem poderia competir intelectualmente com a Inteligência Artificial. A missão da empresa é:
“Criar uma interface cerebral generalizada para restaurar a autonomia daqueles com necessidades médicas não atendidas hoje, e desbloquear o potencial humano amanhã.”
Ou seja, o futuro descrito no Sapiens de Yuval Noah Harari já chegou! Esperamos que o paciente continue se recuperando bem. Se tudo certo, esse é um marco histórico!
Talvez te interesse ler também:
De que forma a Inteligência Artificial pode superar a Inteligência Humana?
Especialistas temem que a Inteligência Artificial acabe com a humanidade
Exoesqueletos Robóticos Restauram a Possibilidade de Andar
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER